Símbolos de diversidade, as comunidades espalhadas por todo o país abrigam moradores que ressaltam a beleza do povo brasileiro. Dados levantados pelo estudo Persona Favela – Beleza, publicado pelo NÓS Pesquisas, apontam que 98% dos moradores de favelas praticam hábitos ou buscam procedimentos estéticos diários ou semanais para elevar a autoestima.
Esse aumento acompanha a conscientização contínua das marcas sobre a diversidade do povo brasileiro, que nos últimos anos, passaram a projetar produtos dedicados a públicos minoritários - e a atrair novos consumidores em função das novas ofertas. Dados da pesquisa indicam que 66% dos respondentes declaram usar produtos de acordo com as características físicas, como a curvatura dos cabelos e os diferentes tipos e cores de pele.
42% dos entrevistados afirmam manter cuidados diários com a pele - um percentual que sobe para 51% entre o público feminino. Já entre os homens, 34% admitem o uso de algum cosmético diariamente. O cuidado com o cabelo aparece como principal destaque para ambos os sexos, e engloba a compra de shampoos, condicionadores, hidratantes e idas a estabelecimentos de cuidados capilares.
Neste recorte, 70% dos moradores das comunidades frequentam salões de beleza e barbearias. Entre os homens, 79% são clientes assíduos destes locais e gastam cerca de R$60,00 com profissionais da área mensalmente. Dentre as mulheres, o público cai para 68%, mas o investimento é maior, chegando a R$120 mensais.
Entre as mulheres, as razões de escolha de uma determinada marca leva em conta a relação custo e benefício, que está atrelada à qualidade. Já os homens são mais atraídos por promoções, e não são tão fiéis a marcas. A compra de itens de cuidados pessoais é feita uma vez por mês para 32% das mulheres. Por outro lado, 26% dos homens entrevistados só vão às compras para a reposição de um produto.
Emília Rabello, CEO do NÓS, ressalta que o segmento de cosméticos é um dos que mais cresce no país, por conta da aceitação de novas formas e tipos de beleza, além do aumento da autoestima das populações pretas, pardas e periféricas. Chegar a esse público é algo essencial para todas as empresas desse ramo.
Como chegar a esse público? De acordo com dados da pesquisa, 50% dos respondentes se baseiam em dicas de influenciadores e celebridades para tomar decisões no campo da beleza. Esse número sobe para 60% entre as mulheres. Neste recorte, programas de TV, blogs especializados e as redes sociais também despontam como um espaço de busca de informações.
Clube Mundo do Marketing
A pesquisa da NÓS oferece dados e insights valiosos para marcas e profissionais que desejam se aprofundar no universo dos cosméticos e da beleza e oferecer mais opções para um público cada vez mais cuidadoso e exigente. No entanto, ter acesso a esses dados não é, por si só, o suficiente para desenvolver estratégias funcionais para alcançar o público nas comunidades.
Mais que isso, é preciso entender plenamente o que dizem os dados e, a partir dessa compreensão, deixar que os números guiem os passos estratégicos. Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Leandro Jardim, Diretor de Marketing da Cortex, respondeu à seguinte pergunta: como começar a ser Data Driven?
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