MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

9 pesquisas exclusivas e imperdíveis que serão apresentadas no CMO Summit

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

24 de jun. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Chegou a hora: a partir de amanhã, dia 25, os maiores nomes do Marketing Nacional se encontram no Expo Center Norte para construir juntos a primeira edição presencial do CMO Summit. 

Entre as centenas de pautas que serão abordadas durante os dois dias de evento, os participantes poderão acompanhar a apresentação de nove palestras que apresentam com exclusividade dados estratégicos de pesquisas frescas sobre o mercado e o consumidor brasileiro.

Com foco em dados, inovação e comportamento, as apresentações apontam ferramentas concretas para os profissionais que buscam entender tendências e tomar decisões com mais precisão.

Veja, abaixo, nove estudos que serão apresentados em primeira mão durante o evento:

Fim das gerações: o Marketing além das faixas etárias

No painel “O fim das gerações: o que o Marketing tem a ver com isso?”, Cecilia Russo Troiano (Troiano Branding) e Iza Dezon (DEZON) defenderão a tese de que o comportamento do consumidor deixa de ser definido pela idade e passa a ser guiado por valores, estilos de vida e aspirações. 

A partir da metodologia ZMET, desenvolvida em Harvard, o estudo acessa camadas inconscientes da percepção humana e aponta seis macrotendências que se desdobram em oportunidades para setores como o de beleza, entre outros.

Macrotendências globais em tempo real

Cíntia Lin, Líder de Creative Excellence da Ipsos, apresentará um estudo global que mapeia nove megatendências observadas em mais de 30 países. O conteúdo inclui temas como convergência climática, niilismo, avanço da geração “nem-nem” e os chamados “techno wonders” — inovações tecnológicas fascinantes, mas que também carregam riscos. 

A análise mostra como esses movimentos já impactam o cotidiano dos consumidores e desafiam o posicionamento das marcas.

ESG na perspectiva do consumidor brasileiro

O estudo “ESG pelo olhar do consumidor”, do Instituto QualiBest, mostrará que 71% dos brasileiros ainda desconhecem o termo ESG, mas, ao entenderem seu significado, 89% consideram muito importante que as empresas adotem práticas sustentáveis, sociais e de governança.

A pesquisa destaca ações mais valorizadas, como segurança no ambiente de trabalho, redução de emissões e inclusão. Segundo Lissandro Cordeiro, responsável pela apresentação, apenas três ações bem selecionadas são capazes de impactar até 96% do público.

Inteligência artificial acelera e qualifica decisões de Marketing

No painel “Menos achismo, mais resultado”, Karina Milaré (REDS/HSR) e Lucas Pestalozzi (HSR) demonstrarão como a inteligência artificial aplicada à pesquisa de mercado revoluciona a forma como líderes interpretam tendências e agem com rapidez. 

Ferramentas como HUGO, HSR.CHAT, E-TALKS.AI e BLINK.AI transformam dados brutos em inteligência competitiva em tempo real.

Marca e NPS: conexões emocionais fazem a diferença

Fabio Cerqueira, CEO da Qwst, explorará a neurociência por trás da decisão de recomendação. A palestra mostra como branding, comunicação e emoções estão diretamente ligados à conquista de promotores e à fidelização de clientes. 

O conteúdo também reforça o impacto financeiro gerado por uma gestão de marca alinhada à experiência do consumidor.

Extensão de marca: potencial e riscos no uso de um ativo poderoso

“Os filhos da mãe: desafios das extensões de marca” é o novo estudo da TroianoBranding, apresentado por Jaime Troiano. A pesquisa investiga como as empresas utilizam suas marcas em novas categorias — estratégia cada vez mais adotada no século XXI – e alerta para os riscos de diluição de identidade e perda de relevância, reforçando a importância de um planejamento cuidadoso.

BrandBeta: uma métrica para medir impacto com precisão científica

Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance no Brasil, apresentará a versão nacional do relatório “Why Brands Matter” e introduz o modelo BrandBeta. A ferramenta permite identificar, ponto a ponto, onde a marca gera valor dentro da jornada do consumidor. É uma abordagem baseada em evidências, que fornece um framework prático para decisões de branding mais eficazes.

O presente e o futuro do CMO no Brasil

No painel CMO Summit Tracking 2025, Bruno Mello (Mundo do Marketing) compartilhará uma radiografia inédita sobre os principais desafios enfrentados pelos CMOs no Brasil. O estudo aborda tendências apontadas pelos executivos, prioridades estratégicas e o nível de integração do Marketing com outras áreas da empresa, oferecendo um panorama valioso para quem ocupa cargos de liderança.

A batalha pela atenção ganha uma nova métrica

Gian Martinez (Winnin) apresentará o Share of Attention, indicador inédito que mede o quanto uma marca consegue se manter relevante no imaginário coletivo. A proposta é mensurar o impacto cultural das marcas com base em dados e criatividade — um caminho essencial para quem quer vencer a disputa pela atenção em meio ao excesso de estímulos.

Últimos ingressos disponíveis

Além da oportunidade de ouvir os insights compartilhados nos estudos inéditos, os ingressos para o CMO Summit abrem as portas para palestras ministradas pelos principais CMOs do país. Adquira já o seu.

Leia também: O impacto do ESG para o brasileiro: estudo inédito mostra insights para empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme