Chegou a hora: a partir de amanhã, dia 25, os maiores nomes do Marketing Nacional se encontram no Expo Center Norte para construir juntos a primeira edição presencial do CMO Summit.
Entre as centenas de pautas que serão abordadas durante os dois dias de evento, os participantes poderão acompanhar a apresentação de nove palestras que apresentam com exclusividade dados estratégicos de pesquisas frescas sobre o mercado e o consumidor brasileiro.
Com foco em dados, inovação e comportamento, as apresentações apontam ferramentas concretas para os profissionais que buscam entender tendências e tomar decisões com mais precisão.
Veja, abaixo, nove estudos que serão apresentados em primeira mão durante o evento:
Fim das gerações: o Marketing além das faixas etárias
No painel “O fim das gerações: o que o Marketing tem a ver com isso?”, Cecilia Russo Troiano (Troiano Branding) e Iza Dezon (DEZON) defenderão a tese de que o comportamento do consumidor deixa de ser definido pela idade e passa a ser guiado por valores, estilos de vida e aspirações.
A partir da metodologia ZMET, desenvolvida em Harvard, o estudo acessa camadas inconscientes da percepção humana e aponta seis macrotendências que se desdobram em oportunidades para setores como o de beleza, entre outros.
Macrotendências globais em tempo real
Cíntia Lin, Líder de Creative Excellence da Ipsos, apresentará um estudo global que mapeia nove megatendências observadas em mais de 30 países. O conteúdo inclui temas como convergência climática, niilismo, avanço da geração “nem-nem” e os chamados “techno wonders” — inovações tecnológicas fascinantes, mas que também carregam riscos.
A análise mostra como esses movimentos já impactam o cotidiano dos consumidores e desafiam o posicionamento das marcas.
ESG na perspectiva do consumidor brasileiro
O estudo “ESG pelo olhar do consumidor”, do Instituto QualiBest, mostrará que 71% dos brasileiros ainda desconhecem o termo ESG, mas, ao entenderem seu significado, 89% consideram muito importante que as empresas adotem práticas sustentáveis, sociais e de governança.
A pesquisa destaca ações mais valorizadas, como segurança no ambiente de trabalho, redução de emissões e inclusão. Segundo Lissandro Cordeiro, responsável pela apresentação, apenas três ações bem selecionadas são capazes de impactar até 96% do público.
Inteligência artificial acelera e qualifica decisões de Marketing
No painel “Menos achismo, mais resultado”, Karina Milaré (REDS/HSR) e Lucas Pestalozzi (HSR) demonstrarão como a inteligência artificial aplicada à pesquisa de mercado revoluciona a forma como líderes interpretam tendências e agem com rapidez.
Ferramentas como HUGO, HSR.CHAT, E-TALKS.AI e BLINK.AI transformam dados brutos em inteligência competitiva em tempo real.
Marca e NPS: conexões emocionais fazem a diferença
Fabio Cerqueira, CEO da Qwst, explorará a neurociência por trás da decisão de recomendação. A palestra mostra como branding, comunicação e emoções estão diretamente ligados à conquista de promotores e à fidelização de clientes.
O conteúdo também reforça o impacto financeiro gerado por uma gestão de marca alinhada à experiência do consumidor.
Extensão de marca: potencial e riscos no uso de um ativo poderoso
“Os filhos da mãe: desafios das extensões de marca” é o novo estudo da TroianoBranding, apresentado por Jaime Troiano. A pesquisa investiga como as empresas utilizam suas marcas em novas categorias — estratégia cada vez mais adotada no século XXI – e alerta para os riscos de diluição de identidade e perda de relevância, reforçando a importância de um planejamento cuidadoso.
BrandBeta: uma métrica para medir impacto com precisão científica
Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance no Brasil, apresentará a versão nacional do relatório “Why Brands Matter” e introduz o modelo BrandBeta. A ferramenta permite identificar, ponto a ponto, onde a marca gera valor dentro da jornada do consumidor. É uma abordagem baseada em evidências, que fornece um framework prático para decisões de branding mais eficazes.
O presente e o futuro do CMO no Brasil
No painel CMO Summit Tracking 2025, Bruno Mello (Mundo do Marketing) compartilhará uma radiografia inédita sobre os principais desafios enfrentados pelos CMOs no Brasil. O estudo aborda tendências apontadas pelos executivos, prioridades estratégicas e o nível de integração do Marketing com outras áreas da empresa, oferecendo um panorama valioso para quem ocupa cargos de liderança.
A batalha pela atenção ganha uma nova métrica
Gian Martinez (Winnin) apresentará o Share of Attention, indicador inédito que mede o quanto uma marca consegue se manter relevante no imaginário coletivo. A proposta é mensurar o impacto cultural das marcas com base em dados e criatividade — um caminho essencial para quem quer vencer a disputa pela atenção em meio ao excesso de estímulos.
Últimos ingressos disponíveis
Além da oportunidade de ouvir os insights compartilhados nos estudos inéditos, os ingressos para o CMO Summit abrem as portas para palestras ministradas pelos principais CMOs do país. Adquira já o seu.

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