MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

84% dos executivos brasileiros admitem não ter conhecimento satisfatório em ESG

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de jul. de 2023

CATEGORIA

Negócios

92% dos líderes empresariais brasileiros atribuem ao tema ESG rótulos como “importante” ou “muito importante” para o futuro das empresas. O dado, apontado pela pesquisa Data-Leaders ESG, publicada pela Data-Makers em parceria com a CDN, poderia indicar um mundo de sonhos para o futuro sustentável do planeta, não fosse por um grande detalhe: apenas 16% desses líderes afirmam conhecer o tema em profundidade.

A discrepância observada entre o reconhecimento da importância do tópico e a baixa noção sobre suas camadas mais importantes impacta diretamente a tomada de decisão das empresas. Para 49% dos executivos entrevistados, o entrave mais relevante para a adoção de ESG nas organizações é a falta de conhecimento.

O estudo também indica que os executivos têm ciência do longo caminho a ser percorrido na evolução do tema em suas empresas. Em função disso, a maioria (42%) classifica que o desempenho em práticas de ESG é apenas razoável nas organizações que lidera. Em comparação ao mercado, 46% dos líderes avaliam que suas companhias estão na média, 27% como superiores e 27% inferiores.

Barreiras e motivações

Além da falta de conhecimento, outras barreiras para a adoção de ESG foram citadas pelos executivos. Neste recorte, destacam-se motivos como a falta de profissionais preparados (46%), baixa prioridade ao tema (45%) e comprometimento da liderança (41%). Também foram apontadas razões como a ausência de dados (38%), KPIs claros (37%) e benchmarks (32%).

Por outro lado, os executivos ouvidos pela Data-Makers deixaram claro que a imagem é a principal motivação para a adoção de práticas ESG (85%). Esse fator está à frente de reputação corporativa (65%), melhora na gestão da empresa (59%), redução de riscos (pressão de stakeholders) (38%) e retenção de talentos (35%).

Entre as vontades e imbróglios, o CEO da Data-Makers, Fabrício Fudissaku destaca que a maioria dos executivos (56%) pretende se envolver diretamente com as ações de ESG em suas organizações, seja liderando, participando ativamente ou apoiando tais ações. Para Fudissaku, o cenário mostra uma disposição em compensar a falta de conhecimento com o aprendizado na prática.

Não por acaso, a falta de conhecimento dificultou a tarefa de apontar empresas que se destacam na pauta ESG, proposta aos executivos pela pesquisa. Nesse sentido, 22% dos líderes não souberam indicar uma marca que gere awareness na relação com o tema. Entre aqueles que lembraram, a Natura foi a organização líder em menções (25%).

Leia também: 95% dos brasileiros preferem marcas que investem em sustentabilidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Negócios

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme