O setor de moda, calçados e artigos esportivos teve 38 representantes listados no Ranking “300 maiores empresas do Varejo Brasileiro 2022”, produzido e divulgado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Juntas, as companhias do setor somam um faturamento bruto de R$ 73,481 bilhões - valor equivalente a 8,23% das vendas de todas as operações listadas no ranking.Dizer que os consumidores estão por trás do bom funcionamento das engrenagens dessa máquina de vendas não configura nenhuma novidade. No entanto, à medida que as pontes de relacionamento entre clientes e varejistas são transformadas, principalmente em função dos aparatos digitais, mudanças são transferidas também para o percurso da jornada de compra.Buscando entender os novos padrões de comportamento dos consumidores do varejo de moda, a Qualibest publicou, em parceria com a SBVC, o estudo Jornada de compra do consumidor Omnichannel no Varejo de moda. A pesquisa contou com a participação de uma amostra composta por 656 respondentes, que apresentaram mudanças significativas de comportamento ao fazer compras em canais físicos e digitais.O estudo foi apresentado por Luís Otávio Benguigui, Gerente de Atendimento e Planejamento da Qualibest, aos habitantes do Clube Mundo do Marketing. Leia os detalhes:Buscas e pesquisas: o ponto de partidaDe uma coisa os clientes não podem reclamar: a crescente do varejo digital, associada aos tradicionais pontos de venda físicos, oferecem opções de produtos que agradam a todos os gostos e a todos os bolsos. Talvez por isso, 82% dos respondentes afirmam planejar bem as compras antes de consumá-las. Diante disso, o fato de que 98% dos consumidores fazem pesquisas antes de comprar roupas, calçados e acessórios não chega a ser uma surpresa. Destes, 40% afirmam realizar pesquisas em sites de buscas, 22% em Marketplaces diversos, 16% em aplicativos e 15% nas redes sociais - sendo o Instagram a rede de buscas preferida por 65% dos consumidores, seguida por Facebook (21%) e YouTube (8%).Apesar da tendência de início em canais digitais, a jornada do consumidor começa a apresentar mudanças no momento do ato de compra. Enquanto 62% dos compradores afirmam pesquisar exatamente o que precisam e realizar a compra no site mais confiável, 34% preferem ir diretamente a pontos de venda físicos, preferencialmente em locais que ofereçam outras opções de lojas, como shopping centers, galerias e ruas de comércio. Ainda neste contexto, 42% dos respondentes afirmam realizar as compras em sites que oferecem valores mais acessíveis.Peculiaridades digitaisO estudo aponta um contraste bastante sutil entre canais físicos e digitais. Enquanto as lojas online tem os calçados como carro-chefe - tênis (61%) e sapatos, sandálias e botas (60%) - as lojas físicas apresentam maior volume de venda de produtos como calças, shorts, bermudas e saias (53%) e camisetas, tops, blusas e casacos (48%).Neste cenário, dentre as plataformas preferidas pelos usuários para as compras online, destacam-se os marketplaces (55%), os aplicativos de compras internacionais, como Shopee e Shein (52%), e os sites de marcas conhecidas ou consideradas confiáveis pelos consumidores (48%). Outro importante canal, as redes sociais são utilizadas por 20% dos compradores digitais. Neste recorte, destacam-se o Instagram, utilizado por 80% dos respondentes, o Facebook (47%), e o WhatsApp (44%).Diante da variedade de opções de produtos e lojistas, 83% dos usuários de canais digitais declaram estar felizes com a qualidade geral de suas compras na Internet. No entanto, 56% deles têm alguma ressalva ou seriam capazes de sugerir melhorias às lojas digitais. Finalmente, 6% da amostra demonstra algum grau de insatisfação com as compras online.Outros números- 18% dos consumidores realizam compras por impulso; neste cenário, o principal gatilho são as promoções;- 7% dos respondentes fazem pesquisas em lojas físicas, e 4% obtêm informações a partir de pessoas em quem confiam;- Dentre os consumidores que afirmam realizar compras online mais de uma vez por mês, 13% acessam as lojas em um computador, enquanto 18% utilizam smartphones para realizar as compras.Durante a apresentação da pesquisa ao Clube Mundo do Marketing, Luís Otávio Benguigui desdobrou dados sobre a diferença do comportamento do consumidor no pagamento das compras em canais físicos e digitais, e ressaltou a importância da omnicanalidade para as operações modernas. Clique aqui para acessar:
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