O excesso de publicidade está desgastando os consumidores. É o que aponta a pesquisa “The Empowered Consumer” da Accenture, baseada em um questionário realizado com 19 mil consumidores em 12 países. Nela, 75% dos consumidores reclamam do excesso de publicidade, resultando na desistência de 74% das compras nos últimos três meses de 2023.
Além disso, a maioria das pessoas (73%) se sentem “inundadas” por muitas opções e 71% não vê nenhuma melhoria ou até aumento de tempo e esforço necessários para tomar uma decisão de compra. Tal número é composto por 41% que acham que ficou mais difícil e 30% que não veem mudanças. Outros 29% acreditam que leva menos tempo e esforço.
O relatório enfatiza a necessidade urgente das marcas aproveitarem o poder transformador da IA generativa para reduzir o ruído em torno da tomada de decisões e aumentar o envolvimento, a fidelidade e as vendas.
O papel da IA nesse momento
A IA generativa passará a ser cada vez mais essencial para quem atua com publicidade digital. Isso porque o empoderamento dos consumidores por meio dela e de outras tecnologias mudará a forma como as pessoas pensam sobre as marcas. A Accenture afirma que as empresas podem fazer mudanças fundamentais nas etapas de descoberta, conversão e fidelidade para reinventar o processo de tomada de decisão, as relações que têm com os consumidores e o papel que desempenham nas suas vidas.
A vantagem de quem for pioneiro neste processo será especialmente importante para empresas focadas no consumidor que pretendem capturar valor da GenAI em todas as partes do negócio de forma rápida e em grande escala, como apontou Oliver Wright, Diretor-executivo e Líder Global da Prática da Indústria de Bens de Consumo e Serviços da Accenture.
Wright espera que nos próximos três anos a adoção dessas tecnologias GenAI pelos consumidores gere a reconsideração sobre o que e como eles decidem comprar, a partir de costumes observados por décadas. Isso porque os consumidores estão dizendo que utilizarão soluções conversacionais GenAI para os ajudar a pesquisar e comprar produtos e experiências, e estas ferramentas irão ultrapassar as mensagens tradicionais de vendas e Marketing que, até então, têm sido modelo dominante no consumo.
“Esta será provavelmente a maior oportunidade de ganhar ou perder participação de mercado que as empresas de consumo viram na memória recente”, afirmou.
A Accenture observou, com base em conversas com executivos de todos os setores, que os consumidores estão no caminho certo para adotar orientadores alimentados por IA generativa de forma rápida e em grande escala ao longo dos próximos dois anos. Na verdade, metade (51%) dos respondentes disseram estar abertos ao uso de soluções de IA conversacional.
Como melhorar experiência e relacionamento com os consumidores
Acertar os princípios básicos continua sendo um desafio quando se trata de oferecer experiências de compra que façam com que os consumidores voltem. A pesquisa descobriu que, embora 62% consumidores considerem alguma parte da experiência de compra divertida ou emocionante, um número semelhante (63%) sentiu-se frustrado e desapontado porque o produto que desejam comprar está esgotado.
Jill Standish, Diretor-executivo e Líder Global da Prática de Varejo da Accenture afirmou que “quando se trata de inspiração e descoberta de produtos, os consumidores estão programados para interações mais naturais, conversacionais e entre humanos”. Ele reforça que a GenAI oferece a oportunidade de visualizar toda a jornada de compra, desde a inspiração, até a idealização e a transação, como parte de uma conversa única, contínua e natural.
Para os varejistas, ele indica que a GenAI oferece a oportunidade de manter o consumidor dentro de sua experiência de marca, vinculando recomendações de produtos em estoque e prontos para serem adicionados ao carrinho de compras, além da chance de obter mais informações sobre sua base de clientes existente para programas de fidelidade e oportunidades de upsell.
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