MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

70% dos consumidores cancelam vínculos com marcas por fadiga de Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

70% dos consumidores cancelam vínculos com marcas por fadiga de Marketing

À medida que os consumidores demandam interações mais personalizadas e no momento certo, empresas precisam se esforçar para combater a chamada “fadiga de Marketing”. Isso porque o excesso de mensagens tem afastado os consumidores, levando 70% deles a cancelar a assinatura de pelo menos três marcas nos últimos três meses, conforme aponta o levantamento “Consumer Marketing Fatigue Report”, conduzido pela Optimove Insights. 

O e-mail é o canal mais irritante, segundo 37% dos entrevistados. Em contrapartida, a personalização se revelou um grande impulsionador de engajamento e vendas: 81% dos consumidores afirmam abrir e-mails quando o conteúdo está alinhado aos seus interesses, enquanto 67% têm maior probabilidade de comprar quando as recomendações refletem seu comportamento de compra anterior.

fadiga de Marketing

Segundo Pini Yakuel, CEO da Optimove, a fadiga de Marketing pode ser evitada com estratégias bem planejadas. Para ele, entregar mensagens personalizadas no momento certo é essencial. Este é o momento ideal para as marcas investirem em tecnologias avançadas e em abordagens centradas no cliente para promover um engajamento mais profundo e construir uma base leal.

A inteligência artificial aparece como uma aliada nesse cenário, com 59% dos consumidores confiando em marcas que utilizam IA para personalizar experiências. O estudo também destaca um equilíbrio entre fidelidade e experimentação: 76% dos consumidores interagem frequentemente com suas marcas favoritas, mas 47% testam novas marcas semanalmente, reforçando a necessidade de estratégias contínuas de retenção.  

O conceito Positionless

Yakuel destaca que as empresas que adotam essa visão se destacam como Positionless: não se limitam a uma única competência, mas combinam o uso inteligente de dados, criatividade e otimização contínua. Estas equipes são descritas pela habilidade de analisar o comportamento do consumidor em tempo real, segmentar o público de forma precisa e tomar decisões estratégicas sem depender de equipes exclusivas de BI.

O conceito Positionless

Com o uso de IA generativa, o profissional ou a equipe pode criar campanhas personalizadas com agilidade, garantindo que a marca esteja sempre alinhada às preferências do público. Isso permite otimizações contínuas através do ajuste automático de campanhas conforme os clientes interagem, garantindo que cada comunicação seja relevante e impactante sem a necessidade de ajustes manuais constantes.

Leia também: 6 formas de tornar o e-mail Marketing mais atrativo para o e-commerce

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar