O e-mail foi citado como a ferramenta de relacionamento predileta com marcas e lojas por 29% dos entrevistados pela Opinion Box durante o relatório “Tendências do Varejo 2024”. O levantamento aponta que a personalização da experiência é importante para esses compradores, visto que 72% esperam que as empresas saibam reconhecê-los como indivíduos únicos e identificar seus interesses.
Na avaliação de Felipe Rodrigues, sócio e CEO da Enviou, é surpreendente como essa ferramenta vem resistindo ao tempo e às inovações no setor de mensageria, sendo, hoje, uma das mídias que mais gera ROI no segmento das vendas online. O executivo afirma que as empresas que não investem em campanhas de e-mail Marketing para manter contato próximo com seus clientes estão perdendo dinheiro.
Em um mercado tão competitivo, no entanto, são necessárias algumas estratégias a fim de destacar as campanhas de e-mail Marketing criadas dentre todas as comunicações diferentes recebidas pelo consumidor. Pensando nisso, Rodrigues elencou seis dicas que podem transformar a comunicação por e-mail e atrair mais clientes para as lojas online.
Atenção extra ao assunto
Este é um dos pontos mais importantes do e-mail Marketing, afinal, é o que chamará a atenção do consumidor e o levará a abrir a mensagem. É interessante fazer testes para entender o que funciona com cada público, tais como envio de perguntas e o possível uso de emojis.
Conteúdos envolventes
A ideia é elaborar textos leves, com frases e parágrafos curtos. Investir em storytelling pode ser interessante para envolver o consumidor. As técnicas de copywriting também são bem-vindas na hora de apresentar promoções especiais e lançamentos de produtos ou serviços.
O poder da automação
O investimento em ferramentas que tornem o processo de criação do e-mail Marketing mais simples e rápido é altamente recomendável. No entanto, é preciso garantir a preservação de detalhes importantes, como a criatividade, a personalização da comunicação e os reforços de identidade da empresa.
Call to Action
CTAs são indispensáveis para as comunicações estabelecidas por e-mail Marketing. As chamadas para ação devem ser curtas e objetivas e indicar de forma clara o que o consumidor deve fazer
Segmentação
Forme grupos de acordo com os interesses de cada consumidor e características específicas, sejam hábitos de navegação, tipo de produto adquirido ou outro e faça comunicações diferentes para cada um. Vale testar cores, horários de envio dos e-mails a fim de entender quais iniciativas têm melhores respostas.
Evite exageros
Marcas devem prestar atenção à quantidade de envios realizados por dia. Ninguém gosta de receber diversas mensagens da mesma empresa em diferentes horários. É preciso priorizar a qualidade da mensagem para não correr o risco de ver o consumidor optar por deixar a base ou denunciar seus envios como spam.
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