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7 dicas de otimização de sites para vender mais na Black Friday

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Tempo de Leitura 5 min

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19 de ago. de 2024

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Notícias

Entramos nos meados do segundo semestre e chegou a hora de intensificar o planejamento para algumas das datas comerciais mais importantes do ano. Afinal, se até o Natal já está movimentando as engrenagens das grandes empresas, estratégias para datas anteriores, como a Black Friday, demandam ainda mais urgência.

Naturalmente, as velhas raposas do Marketing já conhecem os truques e caminhos para conquistar e impactar os consumidores nos pontos físicos no final de novembro, mas o que dizer dos macetes para as vendas no digital? No ano passado, o faturamento do e-commerce na Black Friday foi de R$ 5,23 bilhões, conforme aferiu a Neotrust.

Neste ano, a previsão é que a Black Friday seja morna, e o faturamento não deverá superar significativamente o montante registrado em 2023. Mesmo assim, a data continuará sendo o principal pico comercial para o e-commerce. Aqui, entra a importância de conhecer os truques e caminhos no universo digital.

Segundo Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush BR, os brasileiros estão mais informados e vigilantes do que nunca quando se trata da Black Friday. Com o acesso facilitado a informações e comparações de preços, eles se tornam especialistas em identificar ofertas verdadeiras e evitar propagandas enganosas.

Para as empresas, prossegue Casagrande, isso significa que suas estratégias de SEO devem ser impecáveis, garantindo que os sites ofereçam informações claras, precisas e atualizadas para construir credibilidade e atrair visitantes. As práticas devem se alinhar com a transparência e a honestidade nas ofertas para conquistar a confiança dos consumidores.

O especialista compartilhou sete dicas de SEO para turbinar o tráfego dos websites durante a Black Friday:

Garanta que o básico está bem feito

A Black Friday não acontece de um dia para o outro, e as estratégias de SEO também não devem ser assim. É preciso começar a trabalhar nas otimizações a partir de agora. Isso porque o Google privilegia sites que estão sempre atualizados e relevantes, portanto, garantir que a página está bem estruturada e otimizada antes da corrida começar é uma necessidade.

Dica de Ouro: Use ferramentas de SEO para analisar seu site e identificar áreas que precisam de melhorias. Verifique a velocidade de carregamento, a responsividade em dispositivos móveis e a experiência geral do usuário.

Palavras-chave de cauda longa: o poder dos termos específicos

Embora as palavras-chave gerais sejam essenciais, as de longa cauda (long-tail) são ouro para a Black Friday. Os consumidores estão cada vez mais específicos em suas buscas. Em vez de "sapatos", use "sapatos de corrida femininos em oferta Black Friday".

Dica de Ouro: Realize uma pesquisa aprofundada para encontrar palavras-chave de longa cauda que seus concorrentes possam ter negligenciado. Use esses termos em suas descrições de produtos, blogs e tags.

Conteúdo é rei, mas é preciso contexto

Crie conteúdo que promova seus produtos, eduque e engaje seus clientes. Artigos de blog, vídeos e guias de compra que respondam a perguntas comuns sobre produtos podem atrair e manter visitantes em seu site. Além disso, o próprio conteúdo na página das mercadorias também é de grande importância.

Dica de Ouro: Desenvolva um calendário de conteúdo específico para a Black Friday. Inclua postagens que abordem tendências, comparações de produtos e dicas de como aproveitar melhor as ofertas.

SEO local: não subestime o poder da proximidade

Para os negócios que também apostam nas lojas físicas, o SEO local pode ser um divisor de águas. Para isso, é preciso certificar que o site esteja otimizado para pesquisas locais a fim de capturar clientes que buscam ofertas onde o ponto de vendas está localizado.

Dica de Ouro: Atualize seu perfil no Google Meu Negócio, inclua horários especiais para a Black Friday e incentive avaliações de clientes para aumentar sua visibilidade local.

Links internos e externos: conecte-se e conquiste

Links internos ajudam a distribuir a autoridade do seu site e mantêm os visitantes navegando por mais tempo. Já os links externos (backlinks) de sites relevantes e respeitáveis podem aumentar a credibilidade e autoridade no Google.

Dica de Ouro: Desenvolva uma estratégia de link building focada em parcerias com blogueiros e influenciadores que possam destacar suas ofertas e gerar tráfego para seu site.

Foque na melhora das suas páginas de produto

Quando falamos em criar conteúdo, sempre vem à mente os blogs ou redes sociais da marca. Contudo, as próprias páginas dos produtos desempenham um papel de igual importância e devem ser valorizadas. Dessa maneira, vale investir em descrições detalhadas, dados da mercadoria e como é o seu funcionamento.

É possível, também, explorar recursos visuais como vídeos e fotos, utilizando-se de tendências de mercado como o unboxing para chamar a atenção para o que se está vendendo e engajar mais consumidores.

Dica de Ouro: Otimização com foco em palavras-chave transacionais e comerciais, pois geram melhores resultados nas plataformas de buscas. Vale reforçar que pesquisas informacionais acabam sendo muito respondidas por inteligência artificial e não trazendo o retorno esperado.

Análise e ajuste: acompanhamento é essencial

Acompanhar o desempenho das estratégias em tempo real é uma necessidade indispensável. Para isso, é recomendado o uso de ferramentas analíticas para monitorar o tráfego, as taxas de conversão e o comportamento dos usuários durante a Black Friday,  ajustando as táticas conforme necessário para maximizar os resultados.

Dica de Ouro: Crie dashboards personalizados para visualizar dados-chave e identificar rapidamente áreas que precisam de ajustes durante o evento.

Leia também: Compreender a relação entre o Marketing 5.0 e a Black Friday pode impactar os resultados das empresas no próximo ano

Clube Mundo do Marketing

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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