MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

69% das empresas não possuem programas de inclusão ou capacitação para mães

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

69% das empresas não possuem programas de inclusão ou capacitação para mães
69% das empresas não possuem programas de inclusão ou capacitação para mães
69% das empresas não possuem programas de inclusão ou capacitação para mães

A maioria das empresas (69%) ainda não possui programas de inclusão, reconhecimento ou capacitação para mães e/ou gestantes, que podem incluir apoio psicológico, licença-maternidade estendida e oportunidades iguais de promoção. Os dados são da Pesquisa Mães 2024, feita pela Catho para analisar, identificar e conscientizar ações relacionadas à maternidade no mercado de trabalho.

Além disso, 17% relataram que encontraram resistência em contratar ou desenvolver mães por parte das lideranças. No que diz respeito ao espaço de mães dentro das empresas, 42% dos respondentes disseram que menos de 10% do quadro de colaboradores são mães ou gestantes e cerca de 14% não possuem este perfil de colaborador. 

O número fica ainda mais evidente e preocupante quando comparado à nível nacional, onde 69% das mulheres no Brasil possuem ao menos um filho, conforme dados do Datafolha, mostrando como muitas profissionais ainda enfrentam dificuldades de espaço e o cenário ainda está distante de ser justo e inclusivo. 

Em relação aos benefícios para o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, os mais oferecidos pelas organizações incluem horários flexíveis (21%), salário-família (17%), seguro de vida familiar (17%) e licença-maternidade (10%). O trabalho remoto foi mencionado por 7% dos respondentes.

Por outro lado, o levantamento da plataforma de empregos apontou que as profissionais mães ou gestantes encontram uma evolução de Soft Skills devido à maternidade, sendo elas: resiliência (14%), proatividade (12%) e empatia (11%).

Patricia Suzuki, diretora de Gente & Gestão da Catho, diz que a atenção para programas que conversem com maternidade é tópico importante dentro de uma organização. Segundo a executiva, isso pode impactar diretamente a experiência das colaboradoras, a cultura da empresa e a retenção de talentos. Horários flexíveis, licenças-maternidade adequadas e suporte para o retorno ao trabalho são algumas práticas que podem auxiliar no processo de conciliação da carreira e maternidade, segundo Suzuki. 

"Há uma diferença muito grande entre a quantidade de mães do nosso país e de profissionais atuando em regime formal de trabalho. Ter vagas direcionadas para este perfil também é ponto a ser levantado dentro das companhias, contribuindo para mais oportunidades e desenvolvimentos", complementa Suzuki. 

A experiência da maternidade, como apontado na pesquisa, acelera o desenvolvimento de soft skills, que podem - e muito - contribuir para o progresso de uma empresa. Práticas inclusivas, desde a conscientização para o tema até a implementação de políticas e incentivos direcionados podem contribuir para a reversão deste quadro.

O estudo, feito apenas com empresas, teve sua maioria residente no estado de São Paulo (89%) e atuante, em especial, nos setores de prestação de serviços, indústria e comércio. 

Leia também: Inclusão, formação e capacitação de capital humano: o legado do Porto Digital

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme