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64% dos passageiros de Salvador compram por influência de anúncios

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

21 de fev. de 2025

CATEGORIA

Notícias

64% dos passageiros de Salvador compram por influência de anúncios
64% dos passageiros de Salvador compram por influência de anúncios
64% dos passageiros de Salvador compram por influência de anúncios

Com um fluxo diário de 800 mil passageiros, 38 km de extensão e 22 estações, o Metrô de Salvador se consolida como um espaço estratégico para campanhas publicitárias e para a geração de novos negócios na região. 64% dos passageiros da região foram influenciados pela publicidade no ambiente a ponto de realizar uma compra, segundo o "Estudo Metrô Salvador", conduzido pela JCDecaux em parceria com a Offerwise. O levantamento destaca o impacto da mídia OOH na jornada do consumidor e reforça o metrô como um espaço estratégico para anunciantes.

Além disso, 97% dos entrevistados declararam apreciar a publicidade no metrô, enquanto 93% demonstram disposição para interagir com as campanhas e 70% afirmam prestar atenção na maioria dos anúncios exibidos. O estudo também apontou que 60% dos passageiros utilizam o serviço como principal meio de transporte para deslocamento ao trabalho.

Durante o trajeto, 84% dos passageiros realizam outras atividades, como ouvir músicas (50%), ler notícias (26%), assistir vídeos (24%) e visualizar postagens nas redes sociais (20%). Além disso, 51% dos passageiros utilizam o metrô entre quatro e sete vezes por semana.

OOH

Oportunidade entre consumidores

O metrô também funciona como ponto de encontro para 83% dos entrevistados. Para 51%, as estações são destinos para compras, e 39% relataram que utilizam os espaços para vender produtos ou realizar entregas. As 22 estações das linhas Vermelha e Azul receberam elogios dos usuários em quesitos como acessibilidade, iluminação, limpeza, segurança e sustentabilidade.

A pesquisa também destacou o alto engajamento com a publicidade no Metrô de Salvador. Sete em cada dez passageiros afirmam prestar atenção na maioria das propagandas, com destaque para os anúncios exibidos nas telas internas dos trens (98%), adesivações externas (97%) e painéis internos (96%). Projetos especiais e ativações interativas também captam grande interesse (95%).

Entre os 97% que apreciam a publicidade no metrô, 60% demonstram maior interesse por promoções e descontos, 56% por lançamentos de filmes e séries e 53% por novidades em produtos e serviços. Além disso, 64% dos passageiros relataram que as campanhas influenciam diretamente suas decisões de compra.

"O estudo comprova que o Metrô de Salvador é um importante canal de comunicação para marcas que desejam se conectar com consumidores em um momento de alta atenção. O grande fluxo de passageiros e o engajamento com as campanhas são fatores essenciais para os anunciantes", afirma Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil.

Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil

Perfil dos passageiros

Entre os respondentes, 66% são mulheres e 34% homens, sendo que 89% pertencem à População Economicamente Ativa (PEA). A idade média dos entrevistados é de 36 anos, com predominância das classes sociais B (34%) e C (41%). Em relação à escolaridade, 45% possuem ensino superior completo e 43% concluíram o ensino médio.

Os temas de maior interesse entre os passageiros incluem Saúde, Educação, Entretenimento, Música, Gastronomia e Turismo. Em termos de hábitos, 83% afirmam consumir conteúdo de filmes e séries por streaming, 82% praticam atividades ao ar livre, 76% frequentam shoppings, 68% se exercitam regularmente e 67% frequentam cinemas e restaurantes.

O estudo foi realizado no segundo semestre de 2024 com 500 entrevistados e reforça a relevância da publicidade no metrô para a conexão entre marcas e consumidores.

Confira os insights do estudo:

98% dos passageiros lembram de ter visto propagandas nas telas internas dos trens;

97% notaram publicidade nas plataformas e mezaninos;

88% consideram que as propagandas são bem posicionadas e visíveis;

86% acreditam que os anúncios chamam a atenção positivamente;

79% sentiram vontade de adquirir um produto ou serviço anunciado no metrô;

72% costumam comentar sobre as campanhas nas redes sociais;

64% compraram por influência dos anúncios veiculados no ambiente;

7 em cada 10 passageiros dizem que a publicidade no metrô influencia na escolha de marcas ou produtos.

Leia também: 9 estratégias para engajar campanhas de OOH e DOOH em 2025

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

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