Com um fluxo diário de 800 mil passageiros, 38 km de extensão e 22 estações, o Metrô de Salvador se consolida como um espaço estratégico para campanhas publicitárias e para a geração de novos negócios na região. 64% dos passageiros da região foram influenciados pela publicidade no ambiente a ponto de realizar uma compra, segundo o "Estudo Metrô Salvador", conduzido pela JCDecaux em parceria com a Offerwise. O levantamento destaca o impacto da mídia OOH na jornada do consumidor e reforça o metrô como um espaço estratégico para anunciantes.
Além disso, 97% dos entrevistados declararam apreciar a publicidade no metrô, enquanto 93% demonstram disposição para interagir com as campanhas e 70% afirmam prestar atenção na maioria dos anúncios exibidos. O estudo também apontou que 60% dos passageiros utilizam o serviço como principal meio de transporte para deslocamento ao trabalho.
Durante o trajeto, 84% dos passageiros realizam outras atividades, como ouvir músicas (50%), ler notícias (26%), assistir vídeos (24%) e visualizar postagens nas redes sociais (20%). Além disso, 51% dos passageiros utilizam o metrô entre quatro e sete vezes por semana.

Oportunidade entre consumidores
O metrô também funciona como ponto de encontro para 83% dos entrevistados. Para 51%, as estações são destinos para compras, e 39% relataram que utilizam os espaços para vender produtos ou realizar entregas. As 22 estações das linhas Vermelha e Azul receberam elogios dos usuários em quesitos como acessibilidade, iluminação, limpeza, segurança e sustentabilidade.
A pesquisa também destacou o alto engajamento com a publicidade no Metrô de Salvador. Sete em cada dez passageiros afirmam prestar atenção na maioria das propagandas, com destaque para os anúncios exibidos nas telas internas dos trens (98%), adesivações externas (97%) e painéis internos (96%). Projetos especiais e ativações interativas também captam grande interesse (95%).
Entre os 97% que apreciam a publicidade no metrô, 60% demonstram maior interesse por promoções e descontos, 56% por lançamentos de filmes e séries e 53% por novidades em produtos e serviços. Além disso, 64% dos passageiros relataram que as campanhas influenciam diretamente suas decisões de compra.
"O estudo comprova que o Metrô de Salvador é um importante canal de comunicação para marcas que desejam se conectar com consumidores em um momento de alta atenção. O grande fluxo de passageiros e o engajamento com as campanhas são fatores essenciais para os anunciantes", afirma Ana Célia Biondi, Diretora-Geral da JCDecaux Brasil.

Perfil dos passageiros
Entre os respondentes, 66% são mulheres e 34% homens, sendo que 89% pertencem à População Economicamente Ativa (PEA). A idade média dos entrevistados é de 36 anos, com predominância das classes sociais B (34%) e C (41%). Em relação à escolaridade, 45% possuem ensino superior completo e 43% concluíram o ensino médio.
Os temas de maior interesse entre os passageiros incluem Saúde, Educação, Entretenimento, Música, Gastronomia e Turismo. Em termos de hábitos, 83% afirmam consumir conteúdo de filmes e séries por streaming, 82% praticam atividades ao ar livre, 76% frequentam shoppings, 68% se exercitam regularmente e 67% frequentam cinemas e restaurantes.
O estudo foi realizado no segundo semestre de 2024 com 500 entrevistados e reforça a relevância da publicidade no metrô para a conexão entre marcas e consumidores.
Confira os insights do estudo:
98% dos passageiros lembram de ter visto propagandas nas telas internas dos trens;
97% notaram publicidade nas plataformas e mezaninos;
88% consideram que as propagandas são bem posicionadas e visíveis;
86% acreditam que os anúncios chamam a atenção positivamente;
79% sentiram vontade de adquirir um produto ou serviço anunciado no metrô;
72% costumam comentar sobre as campanhas nas redes sociais;
64% compraram por influência dos anúncios veiculados no ambiente;
7 em cada 10 passageiros dizem que a publicidade no metrô influencia na escolha de marcas ou produtos.
Leia também: 9 estratégias para engajar campanhas de OOH e DOOH em 2025
COMPARTILHAR ESSE POST