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64% dos aplicativos desapontam usuários e apenas 18% atingem excelência

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia a dia, facilitando compras, estudos e conexões sociais. No entanto, a ampla oferta não garante satisfação. Avaliações compartilhadas por usuários de mais de 200 mil aplicativos apontam que 64% deles não são bons o suficiente, enquanto apenas 18% são considerados excelentes, conforme aponta um levantamento publicado pela Eitri.

Dos 205.230 aplicativos analisados, 131.799 não tinham avaliações suficientes para uma classificação precisa. Entre os segmentos com maior percentual de excelência, lideram os apps de Livros e Referências (33,72%), Clima (29,60%) e Compras (29,43%). Já entre as categorias com menor satisfação dos usuários, destacam-se Jogos de Corrida (4,94%), Jogos Educacionais (4,75%) e Dating (2,16%).

Entre os aspectos valorizados pelos usuários, a experiência de compra eficiente se destaca, mencionada por 18% dos entrevistados. Outros fatores positivos incluem a conveniência em relação às lojas físicas (11%), a facilidade de uso (10,3%) e a qualidade dos produtos (9%).

Por outro lado, os principais problemas apontados incluem instabilidade e falhas no desempenho dos apps (15%), dificuldades no processo de compra (13%), problemas com cupons e descontos (9%) e inconsistências no cálculo do frete (6%). Esses fatores são apontados como grandes vilões para a retenção de usuários e a experiência no e-commerce.

Neste panorama, os consumidores buscam plataformas que permitam encontrar produtos e concluir compras de maneira rápida e intuitiva. A experiência com o aplicativo é analisada separadamente da qualidade dos produtos, indicando que a marca pode ser bem avaliada independentemente do canal de venda.

Aplicativos que funcionam sem falhas e oferecem logística eficiente são considerados diferenciais. Promoções e descontos também influenciam a decisão de compra, assim como a variedade do catálogo e um suporte ágil e eficiente. Além disso, a flexibilidade nas opções de pagamento e entrega agrega valor à experiência do usuário, reforçando a percepção de que o app deve ser uma extensão da jornada com a marca.

Leia também: Mercado de apps movimentou US$ 4,5 bilhões no Brasil em 2023

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Ian Cândido

Repórter

AUTOR

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