MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

63% dos consumidores pagariam mais por produtos sustentáveis na Black Friday

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

63% dos consumidores pagariam mais por produtos sustentáveis na Black Friday
63% dos consumidores pagariam mais por produtos sustentáveis na Black Friday
63% dos consumidores pagariam mais por produtos sustentáveis na Black Friday

As discussões sobre o consumo consciente ganham força na Black Friday, e marcas conhecidas por práticas de responsabilidade ambiental podem sair na frente e vender mais. Isso porque 47% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos fabricados em moldes sustentáveis – desde que a diferença de preços não seja exorbitante.

Do outro lado da moeda, 37% admitem que não pagariam mais por marcas que realizem ações sustentáveis, enquanto apenas 16% realmente investiram significativamente mais em produtos que sejam produzidos de forma mais ecológica.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Descarbonizar Soluções, que aponta a necessidade de uma construção comunicacional específica para as adotantes de práticas sustentáveis. Para que uma marca seja reconhecida como ecofriendly, ela precisa comunicar suas práticas de forma clara e direta, visibilizando as iniciativas ao consumidor.

O estudo aponta que 39% dos entrevistados costumam considerar com alguma frequência a questão da sustentabilidade antes de realizar uma compra na Black Friday, e 25% sempre consideram, sendo esse um fator determinante para uma aquisição. Neste cenário, provas autênticas da preocupação com o meio-ambiente são um diferencial.

Tais comprovações podem ser feitas de várias maneiras, dos posts nas redes sociais às sinalizações nas próprias embalagens dos produtos. O importante é que as marcas deixem claras as informações sobre suas iniciativas sustentáveis e ajudem o consumidor a escolher o melhor produto de acordo com suas preferências.

De acordo com os entrevistados, os setores que mais se destacam positivamente quanto à clareza de suas ações – especialmente as relacionadas ao meio-ambiente – são os de saúde e bem-estar (45%); alimentação (38%); beleza e skincare (33%), e limpeza e produtos de higiene (32%). 

Consumo desenfreado e a geração de lixo

Em um cenário de promoções e alto volume de compras, 60% dos entrevistados da pesquisa afirmam que os brasileiros consomem de forma menos consciente durante a Black Friday em comparação a outras datas. O estudo aponta que apenas 16% acreditam que as compras no período são feitas de forma mais consciente.

Com o grande volume de compras no período é inevitável que se gere uma quantidade maior de lixo, especialmente das embalagens que são utilizadas nas entregas. O fato preocupa razoavelmente 44% dos brasileiros, que, apesar da apreensão, entendem a necessidade da proteção dos produtos.

Neste cenário, o descarte e reciclagem correto destes materiais surge como a principal preocupação. O maior obstáculo para isso está relacionado à falta de locais para descarte próximos às regiões onde moram os consumidores (48%), a falta de informação de onde ficam esses locais (32%) e da falta de incentivo para que se faça o descarte correto (30%).

Leia também: Interesse por Black Friday cai mais de 50% no Brasil em 2024

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme