As discussões sobre o consumo consciente ganham força na Black Friday, e marcas conhecidas por práticas de responsabilidade ambiental podem sair na frente e vender mais. Isso porque 47% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos fabricados em moldes sustentáveis – desde que a diferença de preços não seja exorbitante.
Do outro lado da moeda, 37% admitem que não pagariam mais por marcas que realizem ações sustentáveis, enquanto apenas 16% realmente investiram significativamente mais em produtos que sejam produzidos de forma mais ecológica.
Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Descarbonizar Soluções, que aponta a necessidade de uma construção comunicacional específica para as adotantes de práticas sustentáveis. Para que uma marca seja reconhecida como ecofriendly, ela precisa comunicar suas práticas de forma clara e direta, visibilizando as iniciativas ao consumidor.
O estudo aponta que 39% dos entrevistados costumam considerar com alguma frequência a questão da sustentabilidade antes de realizar uma compra na Black Friday, e 25% sempre consideram, sendo esse um fator determinante para uma aquisição. Neste cenário, provas autênticas da preocupação com o meio-ambiente são um diferencial.
Tais comprovações podem ser feitas de várias maneiras, dos posts nas redes sociais às sinalizações nas próprias embalagens dos produtos. O importante é que as marcas deixem claras as informações sobre suas iniciativas sustentáveis e ajudem o consumidor a escolher o melhor produto de acordo com suas preferências.
De acordo com os entrevistados, os setores que mais se destacam positivamente quanto à clareza de suas ações – especialmente as relacionadas ao meio-ambiente – são os de saúde e bem-estar (45%); alimentação (38%); beleza e skincare (33%), e limpeza e produtos de higiene (32%).
Consumo desenfreado e a geração de lixo
Em um cenário de promoções e alto volume de compras, 60% dos entrevistados da pesquisa afirmam que os brasileiros consomem de forma menos consciente durante a Black Friday em comparação a outras datas. O estudo aponta que apenas 16% acreditam que as compras no período são feitas de forma mais consciente.
Com o grande volume de compras no período é inevitável que se gere uma quantidade maior de lixo, especialmente das embalagens que são utilizadas nas entregas. O fato preocupa razoavelmente 44% dos brasileiros, que, apesar da apreensão, entendem a necessidade da proteção dos produtos.
Neste cenário, o descarte e reciclagem correto destes materiais surge como a principal preocupação. O maior obstáculo para isso está relacionado à falta de locais para descarte próximos às regiões onde moram os consumidores (48%), a falta de informação de onde ficam esses locais (32%) e da falta de incentivo para que se faça o descarte correto (30%).
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