6 lançamentos de livros de Marketing em junho Bruno Mello 19 de junho de 2024

6 lançamentos de livros de Marketing em junho

         

Lançamentos de junho unem diversas áreas empresariais como ESG, Comunicação, Gestão para solucionar dores dos profissionais

6 lançamentos de livros de Marketing em junho
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O mês de junho começou com uma série de lançamentos de livros de Marketing e negócios que buscam solucionar as principais dores dos profissionais. Temas como ESG, Comunicação, Gestão e tendências seguem sendo trabalhados pelos autores e trazem novas versões com as experiências particulares de cada um.

Dentre alguns lançamentos está o livro de Ana Cláudia Cardia sobre a temática ESG no Brasil. A nova obra destaca a importância da responsabilidade ambiental e social nas organizações.

Já o ex-candidato à presidência do Flamengo, Michel Helal, está lançando seu terceiro livro sobre negócios, “O Segredo da Produtividade”. Com passos práticos e dicas pontuais, o empresário e mentor propõe métodos de produtividade que não diminuem o tempo livre e evitam desgastes como o burnout, sendo ideal para pequenos e médios empreendedores.

Confira em detalhes os lançamentos deste mês:

Marketing do futuro

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O livro Marketing do Futuro é um manifesto prático para transformação em ação. Por meio de uma linguagem clara e acessível, Rosário Pompeia e Silvio Meira desafiam os leitores a repensar estratégias e a incorporar inovações que respondem diretamente às demandas emergentes de ecossistemas de negócios em rápida evolução. A obra é leitura obrigatória para quem deseja não apenas acompanhar, mas liderar na nova era figital.

Com experiência de mais de 15 anos em Consultoria Estratégica e de Operações de Marketing, a professora se une ao professor PhD em Computação na publicação com selo Actual, da editora Almedina Brasil. Eles apresentam um método para ajudar a resolver os desafios no campo “figital” – um combo de Marketing e inovação que se aplica a uma nova realidade com dimensões física, digital e social.

Os autores apresentam a Teoria AEIOU, que se refere às palavras-chave Ambiente, Estratégia, Interação, Operação e Unificação. A solução repensa e posiciona o Marketing como hub que articula e interage com toda a dinâmica da arquitetura organizacional e promove uma abordagem focada em interações humanas significativas e personalizadas.

O AEIOU cria estratégias para engajar as pessoas como clientes e gerar valor sustentável em um ambiente competitivo digital, interconectado e em tempo real. Nesse sentido, Meira e Pompéia pontuam que, na era das redes, conexões, relacionamentos, interações e comunidades online, as fundações e práticas tradicionais de marketing são cada vez mais inadequadas.

Os especialistas destacam que plataformas como Google, Facebook, Amazon, Magalu, WeChat e PinDuoDuo criaram ecossistemas que vão muito além de transações, incluindo interações sociais, troca de dados e efeitos de rede.

Marketing do Futuro

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Do limão, uma limonada: as respostas dos líderes à pandemia 

O livro “Do limão, uma limonada: as respostas dos líderes à pandemia”, lançado por Júlio Cesar Goulart Lanes, reúne um compilado de depoimentos de grandes empresários brasileiros sobre o período da Covid-19 no Brasil. Em 291 páginas, 160 nomes do mundo dos negócios respondem a três perguntas: as dificuldades enfrentadas, os principais acertos e as lições tiradas desse que foi um dos períodos mais obscuros da história recente.

O livro traz, por exemplo, a reflexão de José Galló, presidente do Conselho de Administração da Renner, que pontuou sobre o enorme desafio que foi para uma empresa do varejo ter suas lojas fechadas e a impossibilidade de escoação dos estoques nos centros de distribuição. Porém, destacou positivamente a implementação de uma política de proteção aos fornecedores, com adiantamento de recursos.

Já Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza, falou sobre como foram obrigados a rapidamente se adaptar a uma nova forma de trabalho exigida pela necessidade de distanciamento físico, ressaltando a importância da comunicação clara e da tecnologia para auxiliar nesse processo.

O livro será distribuído gratuitamente nas principais bibliotecas de universidades públicas e privadas do Brasil. A versão digital ficará disponível através da landing page e nas redes sociais do Andrade Maia Advogados.

Do limão, uma limonada: as respostas dos líderes à pandemia

Gestão e empreendedorismo 

A transição para a carreira gerencial é um desafio complexo que exige uma mudança significativa de mentalidade. Para auxiliar aqueles que percorrem esse caminho e desejam aprimorar as competências que sustentam a liderança, o especialista em desenvolvimento profissional e consultor empresarial Yuri Trafane lança o livro “Os Quatro Papéis”.

Ao longo das páginas, o leitor mergulha nas particularidades dos quatro papéis essenciais que profissionais em cargos gerenciais devem desempenhar: líder, gestor, estrategista e empreendedor intracorporativo. A importância de engajar equipes, estabelecer metas claras, desenvolver uma visão sistêmica e estimular a inovação constante são alguns dos temas abordados.

Os pilares servem como facilitadores para enfrentar as complexidades reais do universo corporativo e estão fundamentados em competências técnicas (práticas), cognitivas (conhecimentos) e essenciais (talentos), que podem ser desenvolvidas e aprimoradas. Segundo Trafane, ao compreender e dominar esses diferentes papéis, o líder estará bem preparado para conduzir sua organização rumo ao sucesso.

A obra é fruto da vivência empresarial do autor aliada à busca obstinada por conhecimento de primeira linha. O conteúdo também teve como base diálogos com executivos das centenas de empresas para as quais ele trabalhou. 3M, Bayer, Bosh, BTG, Ceratti, Coca-Cola, Eaton, IBM, iFood, LG, Mary Kay, Natura, Nestlé, Nivea, Pão de Açúcar, Pirelli e Walmart são alguns dos gigantes atendidos nas últimas duas décadas.

Os Quatro Papéis

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ESG em pauta

Chegou ao mercado editorial brasileiro o livro “ESG: Teoria e Prática para a Verdadeira Sustentabilidade nos Negócios”, escrito pela especialista Ana Cláudia Ruy Cardia Atchabahian.

A obra tem como objetivo apresentar de forma objetiva e prática as principais características e nuances da sigla ESG, destacando a importância da responsabilidade ambiental e social nas organizações. Com uma abordagem holística, a autora explora os pressupostos de cada uma das letras que compõem a sigla ESG, fornecendo um guia completo para a implementação de programas corporativos alinhados aos princípios da sustentabilidade.

“ESG: Teoria e Prática para a Verdadeira Sustentabilidade nos Negócios” é uma leitura para gestores, executivos, acadêmicos e demais profissionais interessados em compreender e adotar práticas mais sustentáveis, éticas e responsáveis no âmbito empresarial. O livro aborda, entre outros temas, os índices, normas e metodologias de reporte relacionados ao ESG, fornecendo um panorama completo sobre o tema.

De acordo com a autora, é necessário que a leitura seja feita de forma holística, ou seja, mesmo que dissociadas para fins de fácil compreensão, as três letras que compõem a sigla ESG devem estar presentes nos programas corporativos a serem implementados, assim como os índices, normas e metodologias de reporte ora apresentados.

ESG Teoria e Prática para a Verdadeira Sustentabilidade nos Negócios

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Produtividade em foco

Para quem quer acabar com a procrastinação, Michel Helal propõe medidas contra ela sem estresse. Autor do lançamento “O Segredo da Produtividade”, Helal acredita que colocar as demandas em dia não só é possível, como pode acontecer sem precisar listar dezenas de tarefas seguidas. No livro, o terceiro de Helal, o autor convida ao questionamento: sua lista de tarefas realmente contém o que você precisa fazer?

— Quanto mais temos coisas a fazer, maiores se tornam as listas. Isso gera um excesso de informação, e nos faz realizar atividades que nunca trazem, de fato, a sensação de realização ao cumprirmos essas demandas. A chave é aprender a usar listas de maneira eficiente, estabelecendo prioridades e limites. Não há nada mais inútil do que fazer algo eficiente que você nem deveria estar fazendo — acredita o autor.

O empresário constatou que apostar todas as fichas da produtividade em listas de afazeres diários pode, muitas vezes, levar as pessoas a procrastinar esses mesmos afazeres ou a se sentirem sobrecarregadas, rumo ao burnout, só de encarar a longa sequência de obrigações. Para o autor, isso cria mais ansiedade que produtividade. Para o autor, isso cria mais ansiedade que produtividade.

O livro não só identifica o problema, mas também oferece uma solução prática através de 10 passos essenciais e 22 hacks de produtividade. Aprenda a gerenciar sua atenção, priorizar tarefas, e recuperar o tempo livre que parece tão esquivo na sociedade moderna. Prepare-se para mudar radicalmente sua abordagem ao trabalho e à vida, descobrindo que ser produtivo também significa ter tempo para não fazer nada.

O Segredo da Produtividade

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Inovação na comunicação

O publicitário Douglas Miquelof, fundador da TechMedia, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab e especialista em inovação, Marketing e vendas e administrador de empresas, lançou seu primeiro livro, intitulado “Inovação: Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade”. O livro já está disponível para compra no aplicativo Amazon Shopping.

A obra traz conceitos de outros pesquisadores, como Joseph Alois Schumpeter, Amy Webb e Clayton Christensen, e temas que explicam a revolução e a transformação da tecnologia ao longo dos anos e como ela afeta diretamente a expectativa de vida, a economia, a política, o trabalho e particularidades do cotidiano da população, como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, comunicação e entre outros.

Além disso, o autor conta com a colaboração de Luiz Serafim, empreendedor, palestrante de criatividade, inovação e liderança, consultor e conselheiro de inovação e diretor de marca e comunicação, que escreveu o prefácio do livro. Nele, Luiz comenta sobre suas perspectivas diante da leitura do livro em primeira mão e convida o leitor a mergulhar no universo da inovação.

Temas como o futuro da ciência e do mercado também são abordados pelo autor, além de uma análise crítica sobre a questão da ética no mundo corporativo. O objetivo da obra é compartilhar conhecimento e incentivar as pessoas a buscarem informações sobre esses conceitos tão presentes na sociedade. Ele ressalta que “a inovação vai muito além de avanços tecnológicos e inteligência artificial, ela serve como instrumento para criação de soluções para desafios globais. Além disso, ela promove uma mentalidade empreendedora e uma abordagem de solução de problemas”.

Inovação Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade

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