MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

5 tendências do mercado de influência para 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de dez. de 2022

CATEGORIA

Notícias

Ninguém duvida que os influenciadores se tornaram um canal importante na comunicação das marcas. Uma indústria que cresce exponencialmente e se transforma todos os dias, especialmente no Brasil, um dos maiores mercados de influência do mundo. Não existem métricas precisas que quantifiquem o poder da influência no país, mas os resultados são inegáveis.

Os criadores viraram um meio, e os planejamentos de comunicação e marketing das marcas passaram a incluir uma linha específica para essa nova forma de transmitir mensagens e valores por meio de campanhas com influenciadores.

Se você ainda tem dúvidas, vamos aos números. Segundo pesquisas, 40% dos brasileiros que compram pela internet tomam decisões a partir de recomendações de algum influenciador. Quase 70% dos brasileiros que têm Instagram, seguem algum influenciador. Dados da Nielsen mostram que o Brasil tem pelo menos 500 mil influenciadores. Pensando nisso, separei cinco tendências que devem dar o tom do mercado em 2023. Confira.

Games

Assim como o mercado de influência, a milionária indústria de games cresce exponencialmente no mundo todo. No Brasil, o Youtube declarou como seu criador #1 no ano passado um youtuber gamer, Robin Hood Gamer. Não por acaso, Robin Hood foi um dos selecionados pela CBF para acompanhar a seleção brasileira no Catar, em um grupo escolhido a dedo.

Influenciador como marca

O mercado de influência tem se profissionalizado de forma acelerada, e os influenciadores devem apostar em suas próprias marcas. Este ano, o youtuber Skorpion foi o primeiro influenciador a ter um stand individual na BGS, a Brasil Game Show, a maior feira brasileira de games e tecnologia.

Produtos e licenciamento

Do ponto de vista dos influenciadores, a tendência é que busquem novas formas de monetizar seus conteúdos. A publicidade continua forte no relacionamento com as marcas, mas lançamento de produtos, licenciamento e livros serão uma tônica, conforme as próprias marcas dos influenciadores se fortalecem.

Collabs

Influenciadores são muito fortes individualmente, mas em conjunto tornam-se uma potência ainda maior. Quem souber aproveitar essa força vai sair na frente. Em agosto de 2022, um grupo de influenciadores da Curta lançou um canal no Youtube o Canal da Curta, pensando justamente na força coletiva. Em poucos meses, as collabs inusitadas atraíram 130 mil inscritos.

Transparência

Não existe mais espaço nesse mercado para falta de transparência. O relacionamento entre marcas, agências e influenciadores precisa ser totalmente transparente e todos precisam ganhar o que é justo. Na Curta, trabalhamos com um modelo onde o influenciador trabalha na construção de toda a campanha, deixando ele ainda mais próximo do mercado. É algo totalmente diferente do que faz o restante da indústria, para que o influenciador seja protagonista, gere valor e participe da cadeia produtiva da melhor forma possível.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme