Ninguém duvida que os influenciadores se tornaram um canal importante na comunicação das marcas. Uma indústria que cresce exponencialmente e se transforma todos os dias, especialmente no Brasil, um dos maiores mercados de influência do mundo. Não existem métricas precisas que quantifiquem o poder da influência no país, mas os resultados são inegáveis.
Os criadores viraram um meio, e os planejamentos de comunicação e marketing das marcas passaram a incluir uma linha específica para essa nova forma de transmitir mensagens e valores por meio de campanhas com influenciadores.
Se você ainda tem dúvidas, vamos aos números. Segundo pesquisas, 40% dos brasileiros que compram pela internet tomam decisões a partir de recomendações de algum influenciador. Quase 70% dos brasileiros que têm Instagram, seguem algum influenciador. Dados da Nielsen mostram que o Brasil tem pelo menos 500 mil influenciadores. Pensando nisso, separei cinco tendências que devem dar o tom do mercado em 2023. Confira.
Games
Assim como o mercado de influência, a milionária indústria de games cresce exponencialmente no mundo todo. No Brasil, o Youtube declarou como seu criador #1 no ano passado um youtuber gamer, Robin Hood Gamer. Não por acaso, Robin Hood foi um dos selecionados pela CBF para acompanhar a seleção brasileira no Catar, em um grupo escolhido a dedo.
Influenciador como marca
O mercado de influência tem se profissionalizado de forma acelerada, e os influenciadores devem apostar em suas próprias marcas. Este ano, o youtuber Skorpion foi o primeiro influenciador a ter um stand individual na BGS, a Brasil Game Show, a maior feira brasileira de games e tecnologia.
Produtos e licenciamento
Do ponto de vista dos influenciadores, a tendência é que busquem novas formas de monetizar seus conteúdos. A publicidade continua forte no relacionamento com as marcas, mas lançamento de produtos, licenciamento e livros serão uma tônica, conforme as próprias marcas dos influenciadores se fortalecem.
Collabs
Influenciadores são muito fortes individualmente, mas em conjunto tornam-se uma potência ainda maior. Quem souber aproveitar essa força vai sair na frente. Em agosto de 2022, um grupo de influenciadores da Curta lançou um canal no Youtube o Canal da Curta, pensando justamente na força coletiva. Em poucos meses, as collabs inusitadas atraíram 130 mil inscritos.
Transparência
Não existe mais espaço nesse mercado para falta de transparência. O relacionamento entre marcas, agências e influenciadores precisa ser totalmente transparente e todos precisam ganhar o que é justo. Na Curta, trabalhamos com um modelo onde o influenciador trabalha na construção de toda a campanha, deixando ele ainda mais próximo do mercado. É algo totalmente diferente do que faz o restante da indústria, para que o influenciador seja protagonista, gere valor e participe da cadeia produtiva da melhor forma possível.
COMPARTILHAR ESSE POST