Você certamente reconhece a relevância de um planejamento estratégico, principalmente para o setor varejista. O período considerado como ideal para que as indústrias e varejo realizem o plano - seja ele estratégico ou tático - é no segundo semestre do ano. Ou seja: é o período para uma longa verificação sobre o mercado, momento de traçar os objetivos e ações que deverão ser trabalhados, identificar oportunidades e lançamentos, definir execuções, além de traçar os caminhos para chegar até lá. Mas a pergunta que fica é: você incluiu o e- Joint Business Plan (e-JBP) como um dos objetivos do planejamento? O que é Joint Business Plan (JBP)? Joint Business Plan (JBP) é um conjunto de estratégias executadas entre indústria e varejo, no qual ambas concordam com os objetivos de curto e/ou longo prazo, e buscam a cooperação para que, juntos, possam alcançar resultados positivos e lucrativos. O e-JBP segue o mesmo racional, mas aplicado à realidade do canal digital, respeitando suas particularidades. Alguns propósitos que podem ser definidos em um JBP, por exemplo, é o aumento de faturamento e do ticket médio, o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, a criação e expansão de canais de venda, o fortalecimento da marca, a satisfação dos consumidores, entre outros. E agora que você já conhece os benefícios do JBP e tem definida as suas principais estratégias para serem executadas ao longo de 2023, fique atento a este checklist para que seja possível avaliar e medir o sucesso da implementação do plano de negócios. Confira: 1. Definição dos parceiros prioritários Todo planejamento começa definindo sobre qual será a empresa parceira. É preciso estabelecer uma relação de confiança e criar um espaço para a cooperação e o comprometimento, afinal haverá uma circulação de informações e dados estratégicos. É importante que ambos entrem em um acordo para trabalharem em direção a um propósito em comum. 2. Alinhamento entre equipes É crucial para a execução do plano de negócios a participação de uma equipe multidisciplinar, que contemple profissionais de planejamento, marketing, trade marketing, vendas, logística, entre outros. É necessário que todas as etapas sejam elaboradas com estratégias claras e tangíveis para toda a equipe e que cada participante possa analisar dentro de cada área como contribuir para o sucesso da meta estipulada no planejamento. 3. Definição das metas As expectativas de sucesso precisam ser especificadas na parceria. Caso a indústria tenha em mente um crescimento em vendas no ano, por exemplo, isso deve ser definido no plano de negócios conjunto. Atente-se para delimitar quais canais irá utilizar, quais varejos, estabelecer as categorias que serão impulsionadas, definir os clientes chaves, para que toda a cadeia de distribuição esteja alinhada e, conseguindo alinhar isso, terá um plano estratégico para 2023 com grandes chances de êxito. 4. Fazer o acompanhamento da performance online A partir do momento que se tem o plano e a definição das metas elaboradas, se inicia a execução e as análises. É importante acompanhar todos os indicadores, por exemplo, sejam eles produtos, disponibilidade, posicionamento e share de buscas dentro do e-commerce varejista, qualidade de conteúdo, títulos, descrições, imagens, análise de sell-out. É preciso também realizar a mensuração da performance online e ter uma visão da presença do mix de produtos no e-commerce. Para isso, é indispensável acompanhar a disponibilidade x ruptura, auditoria do preço praticado x política de preço, performance em cada loja, avaliação dos consumidores, a posição e a participação nos resultados de busca e também os concorrentes. O caminho pode estar em adotar tecnologias que permitam um melhor acompanhamento para garantir um e-JBP eficiente. Há alternativas no mercado que podem auxiliar a potencializar os resultados, com análises e performance de marcas no canal digital, além de distribuir os conteúdos para garantir a execução da loja perfeita. 5. Quais são as ações táticas possíveis para corrigir a rota caso seja necessário? Para o acompanhamento eficaz de todas as ações implementadas no varejo online é importante ter a visão de sell-out. Se, por exemplo, um determinado produto, de alta frequência, começa a aparecer como média frequência dentro dos relatórios de vendas, é necessário avaliar e entender o motivo da queda na venda daquele determinado SKU no varejo. Fazer uma mensuração da performance do produto, analisar se o concorrente direto está com o preço abaixo do praticado pelo mercado ou se seu produto está em ruptura em relação ao concorrente que continua disponível. Todas as dicas mencionadas acima podem ajudar sua empresa a garantir mais efetividade no planejamento para o ano, contudo, não podemos deixar de mencionar aqui que o relacionamento com parceiros e clientes também é vital para o sucesso do e-Joint Business Plan de sua companhia. Entender a verdadeira necessidade de seu cliente e ter uma relação honesta com eles ajuda a trilhar o caminho de sucesso. O papel dos líderes também é fundamental nesta jornada, afinal são duas empresas buscando satisfazer uma necessidade em comum, mas podendo esbarrar em questões da cultura organizacional de cada uma. *André Santa é Head de Novos Negócios e Marketing para América Latina na Intellibrand.
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