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5 passos para construir um plano de melhoria de experiência do cliente

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Tempo de Leitura 2 min

5 passos para construir um plano de melhoria de experiência do cliente
5 passos para construir um plano de melhoria de experiência do cliente
5 passos para construir um plano de melhoria de experiência do cliente

O processo de experiência do cliente vai muito além de um bom atendimento ou ações isoladas de encantamento, é essencial que exista uma sistematização metodológica para alcançar a experiência do cliente de excelência. 

O primeiro passo para este processo é possuir um diagnóstico realista de como está a organização em seus diferentes pontos de contatos e construir planos efetivos e sustentáveis de melhoria, para isso, é indispensável seguir cinco passos: diagnóstico da experiência atual, desenho da jornada perfeita, planejamento de melhoria de cx, definição dos KPI de acompanhamento e monitoramento contínuo. 

DIAGNÓSTICO DA EXPERIÊNCIA ATUAL:

Antes de qualquer planejamento e ação de melhoria, é fundamental realizar um levantamento do atual cenário da empresa. Particularmente, sempre indico utilizar 3 táticas de levantamento:

  • Avaliação do NPS clusterizado dos últimos 6 meses

  • Levantamento da Voz da Linha de frente, como o mapeamento das percepções sobre os processos, visão do cliente e necessidades operacionais

  • Identificação das atuais fricções das diferentes jornadas que o cliente vive dentro da operação

DESENHO DA JORNADA PERFEITA:

O passo seguinte, com todas as informações acima na mão, é construir as micro jornadas de atendimento e interação. A partir daqui a gestão deverá estruturar a forma ideal dessa empresa receber, executar e fechar um atendimento.

PLANEJAMENTO DE MELHORIA DE CX

O próximo passo é estruturar o plano de ação com todas as tarefas, responsáveis, prazos e envolvidos. Oriento todo aluno e mentorando a utilizar o modelo PDCA RACI, com a definição dos:

  • Planos 

  • Prazos e responsáveis pela execução

  • Rotina de check e acompanhamento

  • Avaliação e retroalimentação

  • Responsáveis por cada ação

  • Autoridade por cada aprovação

  • Pessoas que devem ser consultadas

  • Pessoas que devem ser informadas

DEFINIÇÃO DOS KPI DE ACOMPANHAMENTO:

Tão importante quanto planejar, é acompanhar e mensurar como cada ação está tendo impacto real na melhoria, aqui, recomendo pelo menos 7 indicadores serem acompanhados pela alta e média gestão:

  1. NPS

  2. CES

  3. Faturamento

  4. Ticket Médio

  5. Taxa de recorrência

  6. Nº de Reclamações

  7. Taxa de fidelidade

MONITORAMENTO CONTÍNUO:

O que não é acompanhado não pode ser melhorado. Olhe todos os pontos acima, acompanhe, monitore e mesmo com um plano de ação definido, crie ações corretivas a partir da voz do cliente e voz da linha de frente.

Minha dica aqui para a empresa é:

  • Faça cliente oculto

  • Monitore redes sociais e plataformas de reclamação

  • Acompanhe ouvidoria

  • Observe o cliente em campo

Experiência do cliente envolve gestão, métodos e rotinas. Essas ações com absoluta certeza vão levar a sua empresa para outro patamar em 2025.

Vamos entregar boas experiências. 

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Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Fernando Coelho

Diretor do Instituto Experiência do Cliente

Diretor do Instituto Experiência do Cliente. Selecionado pela Metricx como um dos melhores autores brasileiros na área de Experiência do Cliente. Autor dos Livros CX Descomplicado, Fidelizando o Cliente na prática e mais 4 obras. Diretor Consultivo de Experiência do Cliente. Doutorando em Gamificação pela Universidade de Coimbra. Professor de negócios na ESPM Rio e Instituto Navigare, Gestor Nacional de Marketing no Grupo Terra Zoo. Mentor e Treinador de Negócios como Mercedes Benz, Boticário, Grand Cru, Hotel Blue Tree e outras marcas.

AUTOR

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Fernando Coelho

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