A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente no dia a dia de empresas e profissionais. Mas qual o papel dela na área de Marketing? O especialista e estrategista de negócios, Frederico Burlamaqui, acredita que com o uso da tecnologia de forma inteligente, estratégica e ponderada, o Marketing pode ganhar, e muito!
"A IA pode potencializar e otimizar a capacidade dos robôs de atendimento em grandes volumes, pode contribuir na organização de conteúdos e pode ser programada para detectar situações que demandem resposta rápida, otimizando o tempo do capital humano e direcionando a inteligência natural para as necessidades corretas", afirma.
A IA consegue classificar dados com uma rapidez impressionante e permite que as equipes de Marketing se dediquem nas ações mais estratégicas e orientadas ao comportamento do consumidor. O especialista lembra que em campanhas de Marketing, a agilidade na análise de dados e resultados pode impactar diretamente no resultado da ação.
“Quando analisamos os resultados durante a campanha, temos a possibilidade de ajustar o Marketing ao longo do processo, direcionando melhor as ações para que sejam mais assertivas, trazendo um melhor retorno sobre o investimento realizado”, lembra.
A projeção da Goldman Sachs indica que a automação e o uso da Inteligência Artificial está cada vez mais difundida e pode impactar até 300 milhões de empregos no mundo nos próximos anos. Burlamaqui afirma que os profissionais estarão, cada vez mais, à frente de trabalhos mais analíticos, dando personalidade para as ações. “Não é o fim do profissional de Marketing, como muitos pensam. A competência humana é sempre de suma importância e cada vez mais necessária para influenciar o comportamento do consumidor a favor da empresa”, diz.
Veja 5 marcas que estão investindo em IA no Marketing para melhorar os negócios:
Vivo + AMA
A Vivo lançou o projeto “A jornada do Autismo” em parceria com a AMA - Associação de Amigos do Autista - primeira instituição sem fins lucrativos de apoio aos autistas do Brasil. O projeto, criado pela agência África Creative, traz cartões que podem ser atualizados de uma maneira inovadora usando inteligência artificial, por meio de uma plataforma online de simples navegação que vai aproximar os autistas da tecnologia mais revolucionária do momento.
Um dos meios de comunicação de grande parte dos autistas são cartões de comunicação visual que os ajudam a se comunicarem sobre atividades básicas, como fazer xixi, beber água, ouvir música e até pedir para mexer no celular. Os cartões foram criados há quase 40 anos, mas nunca foram atualizados. “A Vivo segue com seu propósito de digitalizar para aproximar e traz um projeto que pode ajudar familiares e educadores a promoverem uma experiência diferente e imersiva junto às pessoas autistas”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
Estudos científicos comprovam que interagir com pessoas autistas através de seu hiperfoco ajuda a melhorar a comunicação, e com base nisso, será possível criar cartões de comunicação personalizados no site, inspirados nos interesses e paixões de cada pessoa autista. Ou seja: se uma pessoa dentro do espectro gosta de dinossauros, ela poderá gerar no site diversos cartões com desenhos de dinossauros demonstrando situações básicas e de fácil entendimento.
Dessa maneira, elas podem se sentir mais engajadas a interagir com os cartões e, consequentemente, mais motivadas a se comunicar. A plataforma também teve toda sua arquitetura e layout pensados para pessoas autistas, respeitando cores e tipologias que são mais amigáveis para eles.
Cambly
A startup Cambly lançou o CamAI: uma nova feature da startup. Por meio dela, haverá uma hiperpersonalização do ensino, com conteúdos direcionados a partir do perfil do aluno, melhorando a experiência do usuário, aprendendo de maneira mais interativa, imersiva e divertida. A ferramenta busca auxiliar no aprendizado da nova língua, que é feito on demand.
A partir do reconhecimento de voz/áudio enviado pelo aluno, o CamAI responderá e desafiará o usuário a continuar praticando sua habilidade de comunicação em inglês. O CamAI vai fazer sugestões para melhoria da aprendizagem do aprendiz, bem como desafiá-lo a ir mais longe no seu processo para acelerar a conquista da fluência.
Rico
A Rico, plataforma de serviços financeiros do Grupo XP Inc., lançou sua nova campanha publicitária com uma estratégia que explora um novo território: tecnologia. Com o mote “Não importa quem você é e o seu estilo de investir. Invista com a Rico. Aqui é o seu perfil”, a marca reforça os diferentes perfis de investidores e todo o leque de produtos para abraçar todos eles: iniciante, conservador, estrategista, agressivo, sonhador e visionário – incluindo aqueles que ainda pretendem entrar no mundo dos investimentos.
Além de ser estrelada pela apresentadora e ex-BBB Ana Clara Lima, a campanha conta com personagens visualmente inspirados por inteligência artificial que representam cada perfil de investidor. Por meio das referências inéditas sugeridas por IA, a marca trabalhou na criação dos personagens em 3D que terão suas figuras circuladas em uma estratégia de divulgação ominichannel.
Para Pedro Canellas, head da Rico, essa campanha reforça a versatilidade da marca para atender os diferentes públicos. “Inovamos para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes que possuem diferentes objetivos, sonhos e estilo de vida. Para isso, temos produtos e serviços completos, além de reunirmos especialistas e trilhas de aprendizado que dão acesso às melhores opções de investimentos de forma simples e acessível”, diz.
TFSports
A TFSports – plataforma de bem-estar da Track&Field que promove eventos e conecta pessoas a profissionais, produtos e serviços ligados a um estilo de vida ativo e saudável, utiliza soluções em IA para reforçar sua estrutura digital. Pioneiro e inovador, o projeto será realizado em parceria com a Compass UOL e com o apoio da AWS.
As melhorias estruturais vão trazer mais robustez, permitir a inclusão de novas funcionalidades e melhorar a experiência dos mais de 400 mil usuários cadastrados. Por meio do aplicativo TFSports são disponibilizadas inscrições em mais de 2 mil eventos por ano em centenas de eventos esportivos presenciais, além de aulas online pagas e gratuitas.
Além de trazer mais agilidade e produtividade para todas as etapas do desenvolvimento de software, a utilização de IA permite que os times foquem seus esforços e criatividade no que gera mais impacto e valor para o negócio. “É essa abordagem disruptiva que está nos permitindo reescrever para a TFSports, cinco anos de projeto em apenas três meses, com uma plataforma digital com tecnologias estado-da-arte e uma arquitetura escalável que vai permitir um crescimento exponencial”, explica Alexis Rockenbach, CEO da Compass UOL.
Bradesco Seguros
A Bradesco Seguros utiliza a Inteligência Artificial no atendimento a todo o Brasil. Desde o início de março, as oficinas referenciadas contam com o suporte de uma base de dados estruturada, que auxilia na detecção de perda total (P.T) de automóveis. A seguradora iniciou o piloto do projeto em outubro do ano passado, em Brasília e Santa Catarina, comprovando a eficácia da ferramenta, com o pagamento de indenizações ocorrendo em tempo médio menor.
Segundo o superintendente Executivo de Sinistros da companhia, Rodrigo Herzog, logo na primeira quinzena de novembro, quando a região Sudeste foi incluída no projeto, houve melhora na acuracidade e no tempo de pagamento, muito positivos para nossa companhia. Com o projeto implementado em todo o país, os resultados continuam em projeção constante.
O Grupo Bradesco Seguros inclusive conquistou o Verint Engage Global Customer Awards 2023, na categoria “Inovando com IA e Analytics”. O case vencedor, “Bradesco Seguros e Belltech: ganho de eficiência a partir da automatização do monitoramento de ligações”, apresentou o trabalho realizado na central de relacionamento da seguradora com o apoio da Consultoria Belltech. O projeto desenvolveu um programa de capacitação funcional que possibilitasse a implementação integral da plataforma Verint, que ainda não era explorada em sua potência máxima, proporcionando assim uma evolução em todos os processos executados e na qualidade do atendimento ao cliente.
Um exemplo prático foi a implantação da ferramenta de dashboard, com motivos dos atendimentos e contatos críticos, que viabilizaram tanto uma ampliação da visão do negócio quanto condições para os times operacional e gerencial tomarem as ações necessárias com maior rapidez.
E lá fora…
A NtechLab, empresa russa que desenvolve tecnologias de reconhecimento facial em tempo real, acaba de integrar seu sistema inteligente de análise de vídeos aos sistemas do Leto Shopping Mall, um dos maiores shopping centers da Rússia, localizado em São Petersburgo – segunda maior cidade do país, com cerca de awis milhões de habitantes. O projeto foi implantando pela NtechLab em parceria com a Malltech, controladora de shoppings em quatro outras cidades russas, além de São Petersburgo.
A integração do sistema NtechLab de análise de vídeo permitirá à Malltech redistribuir fluxos de tráfego de clientes no shopping Leto, aprimorando a navegação e adaptando de forma mais eficiente os itens vendidos às necessidades dos consumidores. Com a tecnologia, o shopping prevê aumento de receita, com previsão de cobrir os custos de instalação e equipamentos em menos de um ano. O início da identificação biométrica da NtechLab se dará neste mês de junho.
No total, a solução conectará 44 câmeras de vídeo de vigilância instaladas no primeiro andar e em todas as entradas do shopping, que recebe diariamente mais de 50 mil pessoas. O software da NtechLab faz uso de algoritmo de reconhecimento facial de ponta que, quando usado em conjunto com as câmeras de vídeo, permite analisar com alta precisão o tráfego exclusivo de cada cliente que visita o local, coletando informações sobre seu comportamento como consumidor.
Leia também: Introdução da Inteligência Artificial no cotidiano empresarial pode ser mais simples do que parece
COMPARTILHAR ESSE POST