5 fatores que moldam o comportamento do consumidor, segundo Opinion Box Bruno Mello 3 de julho de 2024

5 fatores que moldam o comportamento do consumidor, segundo Opinion Box

         

Lista inclui tendências, experiências e opiniões que exercem impacto direto nas decisões – positivas e negativas – dos compradores

5 fatores que moldam o comportamento do consumidor, segundo Opinion Box
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Entender o comportamento do consumidor é o fio condutor para situações extremamente benéficas para as marcas. Não por acaso, empresas investem valores altos, ano após ano, para tentar decifrar os passos e os pensamentos de seu público, transformando-os em ações de conversão logo em seguida.

Não é preciso dizer que esta é uma tarefa árdua e ostensiva. Isso porque o comportamento do consumidor é dinâmico, e tende a mudar com facilidade quando impactado por estímulos específicos. Na era da internet, as coisas se alteram com pressa, e as percepções dos compradores não escapam desta regra.

Neste panorama, olhar diretamente para o atual comportamento do consumidor não basta: é preciso entender quais fatores influenciam as variações no conjunto de pensamentos, percepções, desejos e desafios que, finalmente, se unem para fazer com que alguém decida adquirir um produto ou serviço.

A Opinion Box listou cinco destes fatores no estudo “Comportamento do Consumidor”:

Tendências

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Bússolas para os profissionais de Marketing, as tendências estimulam e moldam novos comportamentos a uma velocidade impressionante. Um exemplo disso é a recém-adquirida predileção por hábitos alimentares e de vida mais saudáveis, como a prática de esportes e atividades físicas, O aumento dos atletas de primeira viagem está impulsionando os mercados de artigos esportivos e suplementos alimentares à recordes de vendas.

Tal como o comportamento do consumidor, as tendências são afetadas por uma amplitude de eventos e ações pontuais. O surgimento de novas tecnologias constroem e derrubam novos focos de atenção. A Opinion Box cita a ascensão dos aplicativos de delivery, como iFood e Zé Delivery, que revolucionaram a forma de comprar comida e consolidaram as entregas como uma tendência tanto para os consumidores, quanto para as marcas.

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Opinião de terceiros

Reviews de internet, análises, publis feitas pelo influenciador do momento ou o famoso boca-a-boca: seja qual for o formato, as opiniões de terceiros podem elevar ou arruinar a performance de um produto ou serviço no mercado.

Focando na parte mais otimista desta equação, a Opinion Box exalta o poder da parceria com micro influenciadores para o desenvolvimento de estratégias de nicho, mais próximas de um público específico. De modo geral, esta categoria de creators ostentam uma relação de confiança com seu público, conseguindo impactar com mais eficiência o comportamento de um grupo. 

Experiências anteriores

Boas experiências podem ser consideradas um passaporte para o retorno do cliente. Não raro, percepções como a excelente qualidade do produto ofertado, a diversão proporcionada por uma ativação imersiva ou posicionamentos pontuais em defesa de temas específicos são peças-chave para que um cliente entregue sua fidelidade a uma marca.

Indo além, é preciso entender como foram as experiências dos consumidores com os concorrentes. Dessa forma, é possível evitar gargalos e erros que trariam ao cliente a lembrança de um trauma comercial. Neste panorama, pesquisas de satisfação, como NPS, CSAT e CEV, são imprescindíveis.

Envolvimento Digital

Pessoas mergulhadas no ambiente digital se comportam de forma diferente daquelas que ainda não se aprofundaram nas novas tecnologias. A Opinion Box destaca que o  comportamento de compra online, os hábitos de lazer, o uso de redes sociais e as mídias utilizadas pelos consumidores variam muito de acordo com o envolvimento digital de cada um.

A recomendação é identificar o tipo de consumidor predominante nas interações com a marca. Uma boa análise neste sentido dirá se os hábitos do público-alvo são online, offline ou híbridos, podendo variar entre o on e off de categoria para categoria.

Fatores Culturais

Gostos musicais, religião, hábitos de lazer e vários outros fatores culturais vão moldar os produtos e as formas de consumi-los. Fenômenos da cultura pop, como séries, filmes e animes, por exemplo, impulsionam o consumo das plataformas de streaming.

Dados da Opinion Box apontam que 64% dos usuários de smartphone assinam algum tipo de serviço de streaming de vídeo, como Netflix e Amazon Prime Video, casas de algumas das mais assistidas e comentadas produções contemporâneas.

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