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5 classes de inovação benéficas a marcas e empresas, segundo a WGSN

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

5 de out. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Na era da economia da atenção, pequenas frações do tempo do consumidor se tornaram um ativo valioso. Durante estas janelas, marcas têm a chance de impactar clientes em potencial, seja através de estratégias comunicacionais criativas, seja através da oferta de experiências e serviços inovadores.

Neste panorama, duas das palavras citadas acima adquirem um peso crucial e urgente para o sucesso em diferentes estratégias de Marketing: criatividade e inovação. Enquanto a criatividade é o combustível para ideias únicas, que serão as responsáveis por fazer com que uma marca inove e destoe da concorrência, a inovação combina elementos como a novidade e a utilidade de um lançamento.

De acordo com o artigo “Ferramentas de marketing: inovação”, publicado pela WGSN, a inovação desempenha um papel fundamental em duas outras frentes: baratear os custos de produção, tornando as operações mais ágeis e sustentáveis, e as operações e a produção mais baratas, ágeis e sustentáveis, e melhorar a percepção da marca.

Isso porque 40% dos consumidores globais buscam ativamente por inovação, e estão sempre em busca de novidades e novos produtos, conforme aponta um estudo realizado pela NielsenIQ. A boa notícia é que as marcas têm à disposição mais de uma forma de inovar - vejamos cinco delas.

Da tradição à revolução

O artigo da WGSN aponta, primeiro, para quatro diferentes tipos de inovação. Cada uma delas pode trazer benefícios variados para as empresas que as adotam. A inovação de sustentação, por exemplo, é voltada para a manutenção de um produto tradicional no mercado, adaptando-o para atender as demandas do mercado e os novos hábitos do consumidor.

Já a inovação incremental sugere a adição constante de elementos inovadores, capazes de aprimorar produtos e serviços, o que, por sua vez, pode ajudar uma marca a manter sua relevância no mercado.

Por outro lado, as inovações disruptivas rompem estruturas pré-estabelecidas, introduzindo elementos capazes de alterar o atual panorama do mercado e definir novos padrões de produtos e serviços. De acordo com a WGSN, este modelo de inovação pode trazer uma vantagem competitiva e permitir que uma empresa se estabeleça como a líder de um determinado setor.

Indo além, a inovação radical é a responsável por transformar a indústria e criar novos mercados. O artigo menciona Patagonia, Nike e IKEA como empresas radicalmente inovadoras, acrescentando que estas companhias são as mais respeitadas e imitadas pela indústria.

Inovações sustentáveisFinalmente, as inovações sustentáveis são altamente recomendáveis para empresas que prezam pelo próprio bem-estar e desejam melhorar sua imagem pública. Vale lembrar que uma pesquisa divulgada durante a 37ª edição da APAS SHOW aponta que 95% dos brasileiros dão prioridade para empresas que investem em práticas sustentáveis.

Mas nem só do louvor dos consumidores vive um negócio, e as inovações sustentáveis podem aprimorar o relacionamento com outro grupo importante para a sobrevivência das empresas: os stakeholders. Ao conquistar a confiança dos investidores, empresas que inovam em sustentabilidade atraem maiores investimentos, fator que proporciona crescimento e melhor performance.

De acordo com o artigo, uma das maneiras de inovar no campo da sustentabilidade se dá por intermédio do estabelecimento de parcerias com cientistas, estudantes, empresas que trabalham com novos materiais ou mesmo concorrentes, garantindo que as colaborações tragam benefícios para os dois lados.*Com informações de WGSNLeia também: 5 lançamentos de livro sobre marca e inovação

BIC - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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