Nem tão caro a ponto de espantar o cliente, nem tão barato a ponto de inibir a margem de lucro. Esta é a dicotomia que confere à precificação o rótulo de tarefa altamente estratégica e, por isso, a utilização de tecnologia e análise de dados para o ajuste de valores em tempo real é uma prática recomendável.
Julio Moreira, especialista em Inteligência Artificial e fundador da IDVL Contabilidade, dá aos resultados obtidos por meio deste cuidado o nome “preços inteligentes”. O executivo cita o exemplo de um supermercado avaliado pela InfoPrice, cujo faturamento aumentou em mais de 60% após a automação do processo de precificação.
Moreira destaca que a Inteligência Artificial desempenha um importante papel neste jogo. Isso porque a IA permite acompanhar os preços de mercado, tendências e demandas de forma contínua. Além disso, ferramentas específicas podem não apenas sugerir os ajustes de preços com base na análise dos dados, mas também implementá-los automaticamente.
Ainda assim, é preciso considerar diversas variáveis, incluindo o panorama de preços do mercado, a demanda dos consumidores, os atributos que os diferenciam dos concorrentes, a rotatividade do estoque e o capital de giro disponível. O especialista adverte que, por vezes, aumentar o preço pode parecer atrativo, mas dependendo do nível de queda nas vendas, os resultados podem ser catastróficos.
Citando dados divulgados pela Competera, Moreira reforça que o uso da IA está atrelado a quatro benefícios principais:
Redução do tempo de reajuste de preços em 50%: No contexto competitivo no qual se insere um supermercado, a agilidade para ajustar preços pode ser crucial, especialmente em resposta a promoções da concorrência ou alterações de demanda.Aumento da precisão do reajuste em até 95%: Com tal nível de precisão, a IA pode prever com grande confiabilidade quais preços deverão maximizar o volume de vendas e a margem de lucro, reduzindo o risco de perda de vendas por preços mal ajustados.Prevenção de perda de margem de lucro em até 6%: O uso de IA pode diminuir as situações em que o preço de um produto é definido abaixo do ideal, protegendo as margens de lucro e, consequentemente, aumentando a rentabilidade geral.Dados competitivos em tempo real: Ter acesso a dados da concorrência em tempo real permite reagir prontamente a mudanças de mercado, o que é fundamental em um ambiente varejista competitivo.Leia também: Como a Ypê trabalha precificação e promoção no setor de limpeza
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