MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

4 motivos para utilizar IA em estratégias de precificação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

16 de mai. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

Nem tão caro a ponto de espantar o cliente, nem tão barato a ponto de inibir a margem de lucro. Esta é a dicotomia que confere à precificação o rótulo de tarefa altamente estratégica e, por isso, a utilização de tecnologia e análise de dados para o ajuste de valores em tempo real é uma prática recomendável.

Julio Moreira, especialista em Inteligência Artificial e fundador da IDVL Contabilidade, dá aos resultados obtidos por meio deste cuidado o nome “preços inteligentes”. O executivo cita o exemplo de um supermercado avaliado pela InfoPrice, cujo faturamento aumentou em mais de 60% após a automação do processo de precificação.

Moreira destaca que a Inteligência Artificial desempenha um importante papel neste jogo. Isso porque a IA permite acompanhar os preços de mercado, tendências e demandas de forma contínua. Além disso, ferramentas específicas podem não apenas sugerir os ajustes de preços com base na análise dos dados, mas também implementá-los automaticamente.

Ainda assim, é preciso considerar diversas variáveis, incluindo o panorama de preços do mercado, a demanda dos consumidores, os atributos que os diferenciam dos concorrentes, a rotatividade do estoque e o capital de giro disponível. O especialista adverte que, por vezes, aumentar o preço pode parecer atrativo, mas dependendo do nível de queda nas vendas, os resultados podem ser catastróficos.

Citando dados divulgados pela Competera, Moreira reforça que o uso da IA está atrelado a quatro benefícios principais:

Redução do tempo de reajuste de preços em 50%: No contexto competitivo no qual se insere um supermercado, a agilidade para ajustar preços pode ser crucial, especialmente em resposta a promoções da concorrência ou alterações de demanda.Aumento da precisão do reajuste em até 95%: Com tal nível de precisão, a IA pode prever com grande confiabilidade quais preços deverão maximizar o volume de vendas e a margem de lucro, reduzindo o risco de perda de vendas por preços mal ajustados.Prevenção de perda de margem de lucro em até 6%: O uso de IA pode diminuir as situações em que o preço de um produto é definido abaixo do ideal, protegendo as margens de lucro e, consequentemente, aumentando a rentabilidade geral.Dados competitivos em tempo real: Ter acesso a dados da concorrência em tempo real permite reagir prontamente a mudanças de mercado, o que é fundamental em um ambiente varejista competitivo.Leia também: Como a Ypê trabalha precificação e promoção no setor de limpeza

Math - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme