4 formas que a Inteligência Artificial impactará setor hoteleiro Bruno Mello 22 de maio de 2024

4 formas que a Inteligência Artificial impactará setor hoteleiro

         

Com aplicações de Inteligência Artificial que vão desde o check-in até o sono dos hóspedes, rede vê na tecnologia uma oportunidade para aprimorar a experiência em seus hotéis

4 formas que a Inteligência Artificial impactará setor hoteleiro
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Inteligência Artificial combina com hospitalidade? Para Javier Coll, Diretor Global da Hyatt, a resposta é sim – e muito. Prova disso é que a rede está investindo em softwares de IA para aprimorar a experiência dos hóspedes nos hotéis da empresa. Além das camas capazes de ajustar a temperatura e a firmeza dependendo da parte do ciclo de sono em que hóspede está, a rede também vê com bons olhos o uso dos chatbots para agilizar solicitações simples feitas pelos hóspedes.

Segundo a empresa, 70% dos hóspedes consideram os chatbots úteis para ações como solicitar um despertador, pedir a senha do wi-fi e regular algumas características do quarto, enquanto 58% sentem que a IA melhora a experiência geral de hospedagem.

A exemplo da Hyatt, outras redes hoteleiras estão descobrindo o que a IA pode fazer pelos hotéis. Nos últimos quatro anos, a adoção da tecnologia cresceu impressionantes 270%. Conheça quatro aplicações da IA que estão transformando esse setor:

Automação dos processos e otimização do tempo

Temas comuns no escopo de discussões sobre Inteligência Artificial, a automação de processos simples para a otimização do tempo se estendem também ao mercado hoteleiro. Beneficiam-se, neste cenário, operações como a realização de reservas, controle do número de hóspedes e, em alguns casos, a feitura do check-in.

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A exemplo do que acontece em outros setores, a implementação do IA em tarefas mais automáticas otimiza o tempo dos membros da equipe, permitindo que eles se concentrem em tarefas mais complexas e ofereçam mais atenção aos hóspedes.

Atendimento Personalizado

Outra aplicação significativa é a possibilidade de oferecer atendimentos personalizados aos hóspedes, tanto na hora da reserva, sugerindo acomodações específicas para cada cliente, como durante a hospedagem.

Um exemplo é a criação de um aplicativo de hotel, onde os hóspedes podem ter acesso a recomendações locais baseadas em sua personalidade, como restaurantes e lojas, ou a implementação de um operador virtual capaz de responder às dúvidas dos clientes enquanto aprende continuamente e se torna mais inteligente a cada interação. 

Prédios Inteligentes

Segundo dados do Hotel Tech Report, 65% dos viajantes desejam que a tecnologia em seus hotéis seja mais moderna do que a tecnologia em suas casas. O uso de IA pode ajudar neste desejo e promover economia para os proprietários.

O uso de sensores de IA capazes de ajudar no controle de temperatura, softwares de monitoramento de segurança, o oferecimento de assistentes virtuais disponíveis nos quartos proporciona ao hóspede a sensação de conforto e eficiência. Além disso, prédios inteligentes integrados com inteligência artificial podem ajudar os proprietários a economizar usando ferramentas de controle de recursos como água e luz.

Marketing e SEO

A Inteligência Artificial pode também dar mais visibilidade a um hotel. Além de uma alta capacidade de distribuição, o uso da IA também é capaz de capturar interesses de hóspedes em potencial, analisando o seu comportamento digital. Com o processamento de linguagem natural (IA), hotéis podem identificar e catalogar quem são seus potenciais clientes.

Assim, marcas podem otimizar anúncios em milhões de filtros de segmentação, ferramentas de escuta social e desenvolver um banco de dados massivos sobre seus públicos-chave. A inteligência artificial também pode auxiliar na comunicação entre cliente e hotel, ajudando os profissionais de marketing a estabelecer conversas personalizadas, bem como melhorar o SEO e identificar os horários e locais melhores para realizar anúncios.

Leia também: O Marketing na Hotelaria: Como criar relacionamento e manter conexões com os hóspedes depois do check-out?

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