Inteligência Artificial combina com hospitalidade? Para Javier Coll, Diretor Global da Hyatt, a resposta é sim – e muito. Prova disso é que a rede está investindo em softwares de IA para aprimorar a experiência dos hóspedes nos hotéis da empresa. Além das camas capazes de ajustar a temperatura e a firmeza dependendo da parte do ciclo de sono em que hóspede está, a rede também vê com bons olhos o uso dos chatbots para agilizar solicitações simples feitas pelos hóspedes.
Segundo a empresa, 70% dos hóspedes consideram os chatbots úteis para ações como solicitar um despertador, pedir a senha do wi-fi e regular algumas características do quarto, enquanto 58% sentem que a IA melhora a experiência geral de hospedagem.
A exemplo da Hyatt, outras redes hoteleiras estão descobrindo o que a IA pode fazer pelos hotéis. Nos últimos quatro anos, a adoção da tecnologia cresceu impressionantes 270%. Conheça quatro aplicações da IA que estão transformando esse setor:
Automação dos processos e otimização do tempo
Temas comuns no escopo de discussões sobre Inteligência Artificial, a automação de processos simples para a otimização do tempo se estendem também ao mercado hoteleiro. Beneficiam-se, neste cenário, operações como a realização de reservas, controle do número de hóspedes e, em alguns casos, a feitura do check-in.
A exemplo do que acontece em outros setores, a implementação do IA em tarefas mais automáticas otimiza o tempo dos membros da equipe, permitindo que eles se concentrem em tarefas mais complexas e ofereçam mais atenção aos hóspedes.
Atendimento Personalizado
Outra aplicação significativa é a possibilidade de oferecer atendimentos personalizados aos hóspedes, tanto na hora da reserva, sugerindo acomodações específicas para cada cliente, como durante a hospedagem.
Um exemplo é a criação de um aplicativo de hotel, onde os hóspedes podem ter acesso a recomendações locais baseadas em sua personalidade, como restaurantes e lojas, ou a implementação de um operador virtual capaz de responder às dúvidas dos clientes enquanto aprende continuamente e se torna mais inteligente a cada interação. Prédios Inteligentes
Segundo dados do Hotel Tech Report, 65% dos viajantes desejam que a tecnologia em seus hotéis seja mais moderna do que a tecnologia em suas casas. O uso de IA pode ajudar neste desejo e promover economia para os proprietários.
O uso de sensores de IA capazes de ajudar no controle de temperatura, softwares de monitoramento de segurança, o oferecimento de assistentes virtuais disponíveis nos quartos proporciona ao hóspede a sensação de conforto e eficiência. Além disso, prédios inteligentes integrados com inteligência artificial podem ajudar os proprietários a economizar usando ferramentas de controle de recursos como água e luz.
Marketing e SEO
A Inteligência Artificial pode também dar mais visibilidade a um hotel. Além de uma alta capacidade de distribuição, o uso da IA também é capaz de capturar interesses de hóspedes em potencial, analisando o seu comportamento digital. Com o processamento de linguagem natural (IA), hotéis podem identificar e catalogar quem são seus potenciais clientes.
Assim, marcas podem otimizar anúncios em milhões de filtros de segmentação, ferramentas de escuta social e desenvolver um banco de dados massivos sobre seus públicos-chave. A inteligência artificial também pode auxiliar na comunicação entre cliente e hotel, ajudando os profissionais de marketing a estabelecer conversas personalizadas, bem como melhorar o SEO e identificar os horários e locais melhores para realizar anúncios.
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