Na edição de 2024 do Cannes Lions, um dos mais prestigiados festivais de criatividade e publicidade do mundo, a Inteligência Artificial mostrou que já é uma realidade nas agências. No palco principal, diversos palestrantes apontaram o uso da ferramenta nas ações – como OpenAI, Alphabet e Meta. Apesar da mente humana ser o fator de decisão dos prêmios, a tecnologia segue sendo utilizada para aperfeiçoar a experiência e resultados.
Embora a publicidade esteja à beira de uma revolução na IA, plataformas, marcas e agências aproveitaram a ocasião para apresentar inovações e lançar produtos que aproveitam a tecnologia.
Um exemplo foi a Meta, que investe seus esforços para tornar a IA generativa mais voltada para o consumidor, integrando seu modelo de código aberto Llama 3 ao Messenger para lidar com as dúvidas dos clientes sobre as marcas. A companhia está treinando o Llama 3 com as perguntas mais populares que as empresas recebem no Messenger – como tamanho de roupas ou validade de itens de maquiagem. Tudo isso de maneira natural e humana.
Em Cannes, a agência Havas contou estar apostando alto em IA e anunciou planos de investir mais de US$ 400 milhões em tecnologia nos próximos quatro anos, à medida que se prepara para se separar da controladora Vivendi. Uma parte desse investimento será canalizada para o Havas Converged, uma solução sem cookies alimentada por IA que permite aos clientes planejar mídia em várias plataformas.
A plataforma é construída com base em dados geográficos, demográficos, de atitude, comportamentais, de compras e de consumo de mais de meio milhão de indivíduos coletados pela Havas, permitindo que os anunciantes aproveitem mais de 35.000 insights sobre o público. O presidente-executivo da Havas, Yannick Bolloré, disse que o grupo holding será “sobrecarregado por dados, tecnologia e IA, mas movido por humanos” à medida que evolui.
Outro ponto que chamou a atenção foi a ascensão dos influencers criados por IA, algo que ganhará mais espaço no TikTok. A plataforma apresentou um conjunto de ferramentas baseadas em IA para anunciantes, incluindo avatares digitais personalizáveis e recursos de dublagem de idiomas. Com base no conjunto de anúncios generativos de IA Symphony, o TikTok disse que essas novas ferramentas permitiriam que as marcas “adicionassem um toque humano ao seu conteúdo”, substituindo modelos ou apresentadores reais por personas digitais geradas por computador.
As próprias campanhas de Marketing, que passarão a ficar mais competitivas, serão feitas com uso da IA. Um case é o da Pedigree, na campanha “Adoptable”, da agência neozelandesa Colenso BBDO e da produtora Nexus Studios. Ela foi criada com IA, ganhou um dos maiores prêmios no primeiro dia do festival, levando para casa o Outdoor Grand Prix (um dos dois Grand Prix concedidos em Outdoor Leões este ano). A campanha usou modelos de aprendizado de máquina para trazer cães reais de abrigos locais para canais de mídia fora de casa da Pedigree.
*Com informações do AdWeekLeia também: Por que todo profissional precisa estudar inteligência artificial agora
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