MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

31% dos profissionais de escritório alimentam IA generativa com dados confidenciais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

21 de fev. de 2024

CATEGORIA

Tecnologia

A utilização da Inteligência Artificial por equipes de Marketing é, na maioria dos casos, bastante incentivada. Afinal, os benefícios entregues pela tecnologia à prática profissional são muitos e, a essa altura, bem conhecidos. Contudo, o processo de inserção da IA como uma ferramenta de rotina de trabalho ainda não conseguiu driblar um problema um tanto perigoso: o desconhecimento sobre os possíveis desdobramentos do uso de recursos generativos.

Colocando o problema sobre o escopo analítico dos números, mais de 70% dos funcionários de escritório entrevistados pela Veritas Technologies em 11 países - inclusive o Brasil - afirmaram utilizar ferramentas generativas de IA, como o ChatGPT, no trabalho.

Este uso, no entanto, envolve comportamentos de risco, como a inserção de dados de clientes, informações sobre funcionários e dados financeiros da empresa. 31% dos profissionais entrevistados admitiram inserir informações potencialmente confidenciais em ferramentas generativas.

Por trás do comportamento, 61% dos entrevistados não reconheceram que suas ações poderiam tornar públicas informações confidenciais, enquanto 63% disseram não entender como isso poderia fazer com que suas organizações entrassem em conflito com os regulamentos de conformidade de privacidade de dados.

A culpa é da liderança?

Para Gustavo Leite, vice-presidente para América Latina da Veritas Technologies, sem a orientação dos líderes sobre a utilização da IA generativa, alguns funcionários acabam empregando a ferramenta de maneiras que colocam suas organizações em risco, mesmo que outros hesitem em fazê-lo.

Leite completa ressaltando que, em função da falta de orientação, as organizações podem enfrentar violações de conformidade regulamentar ou perder oportunidades de aumentar a eficiência de toda a sua força de trabalho, mas reforça que ambos os cenários podem ser resolvidos com diretrizes e políticas eficazes de IA generativa.

Com efeito, embora 56% dos respondentes tenham confirmado o uso de ferramentas generativas pelo menos uma vez por semana, 28% disseram que não utilizam a tecnologia de forma alguma. Isso porque apenas 57% dos entrevistados receberam alguma orientação dos seus empregadores sobre o que é aceitável e o que não é.

Reconhecendo tanto os benefícios quanto os riscos do uso constante da IA, profissionais anseiam pela instrução de seus empregadores. Mais de três quartos (77%) dos entrevistados desejam diretrizes, políticas ou treinamento para aprimorar o uso de IA generativa em suas organizações.

As principais razões apresentadas pelos respondentes foram a aprendizagem para utilizar as ferramentas de forma adequada (68%), reduzir os riscos que envolvem a utilização da IA (43%) e, finalmente, criar condições de concorrência equitativas no local de trabalho (25%).

Leia também: 40% dos empregos globais serão impactados pela Inteligência Artificial, diz FMI

IA - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme