Todo dia 8 de maio era a mesma coisa: o nosso editorial sobre o Dia do Profissional de Marketing servia como alerta para a profissão. Temos que abrir o olho para tal coisa, precisa mudar isso aqui…ou mexe nisso aí, ou vai ficar complicado… e hoje, com 17 anos anos acompanhando o dia a dia do Marketing de perto, esta é a primeira vez que vamos comemorar.
Há, sim, muitos motivos para comemorar. O Marketing está em seu ápice. Está na moda e em melhor forma. A primeira e principal razão é que finalmente temos um mindset diferente em muitas empresas. Aliado à complexidade do mercado, o Marketing passa a ser enxergado como o centro de muitas organizações, especialmente as startups e as nativas digitais. É do Marketing a responsabilidade por fazer a roda girar.
Naquelas companhias em que já há uma mentalidade de centralidade no cliente, a importância do Marketing junto às demais áreas das empresas é ainda maior. Vimos recentemente em conversa com o Marcelo Bronze, Diretor de Marketing da Danone, no Clube Mundo do Marketing, que hoje em dia as definições de desenvolvimento de produto e de campanhas partem da jornada do cliente.
A junção com as metodologias ágeis, o growth e as análises de dados (Data Driven) nos últimos anos teve uma grande contribuição é a segunda razão pela qual precisamos comemorar. Conseguimos, a partir de uma nova mentalidade mais moderna de muitas empresas, comprovar os nossos resultados. E isso mudou tudo, especialmente porque os resultados são excelentes. Um adendo: usando tecnologia, o que também contribuiu com a nova fase.
A mentalidade vem mudando em startups, pequenas, médias e grandes empresas e já vemos muitos casos de sucesso como o da Localiza que, ao implementar o Agile e o Growth, mais que dobrou o seu time de Marketing e entregou resultados igualmente maiores.
A terceira razão é consequência das duas acima. Em pesquisa inédita realizada pelo Mundo do Marketing a ser divulgada nos próximos dias, os próprios profissionais reconheceram o aumento de Importância e da Relevância da área nos últimos dois anos e apostam no crescimento para os próximos dois.
A prova disso é que a verba, os recursos e os investimentos em Marketing vêm aumentando também de acordo com a mesma pesquisa. É a prova do novo, pois em um passado não muito distante, o que acontecia era o inverso. Também mapeado em pesquisa do Mundo do Marketing, a área perdia importância e verba a cada crise interna ou externa.
Agora não é mais necessário empregar a máxima de que na crise o primeiro a perder verba e demitir gente é o Marketing. A pandemia de Covid-19 foi didática neste quesito e uma virada de chave. Quem foi obrigado a tirar recurso ou não investiu, ficou para trás. Ao passo que quem olhou para o Marketing como ele deve, até mesmo antes da Pandemia (caso Magalu extremamente preparado para o digital antes da pandemia), saiu maior do que entrou.
Estamos no melhor momento do Marketing no Brasil. Um Marketing centrado no cliente, ágil, data driven, com tecnologia e que é um dos principais responsáveis pelo crescimento das empresas. Os dias de glória chegaram. Assim como também os dias de muito trabalho nunca foram embora. E assim seguimos, pois para quem ama o Marketing como todos nós, isso é bom demais.
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