Abrir uma empresa no Brasil é desafiador. Passada a burocracia, encontrar seu próprio espaço no mercado exige uma série de estratégias e jogo de cintura para sobreviver em meio aos grandes. Para dar mais visibilidade às pequenas e médias empresas, a Local.e realiza um prêmio que avalia os maiores destaques de empresas locais. Na quarta edição, a Pinati foi a grande campeã.
A Local.e definiu o lançamento como a versão saudável de um dos chocolates mais icônicos do mundo, e ressaltou que o produto trouxe para o mercado de snacks saudáveis um formato inovador que traz indulgência e sabor diferenciado em um produto com recheio cremoso, sem açúcar e ainda com 10g de proteína.
O Biscoito de Polvilho da Alere, por sua vez, se destacou na segunda colocação por sua receita considerada inovadora, formulada com farinha de pipoca e biomassa de banana verde, enquanto o Cold Brew Coffee ficou com o terceiro lugar chamando a atenção dos jurados por ser uma bebida refrescante, de poucos ingredientes e pelo processo de extração a frio por 24 horas.
Elas foram finalistas concorrendo com outras marcas como Nice Spices (preparos fáceis), Nulla (Gin zero álcool), Naveia (linha culinária), Guppy (molho saudáveis), entre outros. Pautado por critérios que medem a inovação, o potencial de vendas e os diferenciais relevantes de cada produto analisado, o prêmio analisa as três frentes de avaliação em cada caso inscrito pelas empresas participantes.
Como foi a definição do vencedor
O prêmio celebra as inovações nos lançamentos de produtos feitos por pequenas e médias empresas locais, um dos critérios para a seleção dos vencedores. A definição do impacto das inovações passa por perguntas como “o produto traz uma real inovação para o mercado?” e “o produto está alinhado às atuais tendências do consumidor?”.
Outros critérios, como o potencial de vendas dos produtos recém-lançados e os diferenciais relevantes de cada lançamento também fazem parte da análise. A medição destas características passa por questões analíticas como “o produto tem potencial de crescimento no mercado?” e “os diferenciais do produto são relevantes aos consumidores?”.
Leia também: 5 classes de inovação benéficas a marcas e empresas, segundo a WGSN
COMPARTILHAR ESSE POST