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3 características profissionais que a IA não consegue substituir, segundo João Branco

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

10 de jul. de 2023

CATEGORIA

Reportagens

Inseridos em um setor em constante mudança, os profissionais de Marketing da atualidade enfrentam desafios e demandas urgentes para o exercício da profissão. Comumente, em um contexto dinâmico de adaptação, existem mais perguntas do que respostas, e por vezes, os profissionais da área podem se sentir perdidos em busca do caminho a seguir.

Afinal, qual é o maior desafio enfrentado pelo profissional de Marketing moderno? Quais características este profissional deve cultivar para ser bem-sucedido na profissão? Como escolher as melhores tendências e novidades para orientar as estratégias de Marketing?

Pensando nos desafios descritos por estas e outras questões, o Mundo do Marketing convidou o autor best-seller e ex-VP da McDonald’s, João Branco, a responder às perguntas dos participantes do Clube Mundo do Marketing.

O executivo listou três características profissionais que a Inteligência Artificial ainda não consegue substituir: sensibilidade, capacidade analítica e capacidade de engajar.

Leia trechos da conversa:

Mundo do Marketing - É mais fácil fazer Marketing em uma grande marca?  João Branco: Fazer o Marketing de uma marca muito grande pode parecer fácil, mas na realidade, é muito mais difícil do que parece. Eu sei que é muito difícil fazer uma marca nova se tornar conhecida, mas transformar algo que já é muito consumido e muito amado em uma coisa ainda maior também é muito difícil. Para ilustrar, imaginem se vocês tivessem que dobrar o tamanho da Coca-Cola ou triplicar as vendas do Big Mac ou dos celulares Samsung. Para fazer isso, é preciso quebrar barreiras comerciais. O que eu estou dizendo é que pegar algo que já é muito usado, muito massificado, e fazer com que cresça ainda mais, é um baita de um desafio. Mundo do Marketing - Qual é o maior desafio do profissional de Marketing hoje?  João Branco:  O maior desafio para qualquer profissional de Marketing moderno é conseguir se manter atualizado na mesma velocidade em que as mudanças acontecem. É preciso entender tudo o que está acontecendo no mundo, porque o representante de Marketing na liderança da empresa tem que ser como um farol, a pessoa para quem o resto do grupo olha e enxerga respostas para o futuro, para onde vai o mercado, para onde vai o consumo e o que está mudando na vida dos consumidores.

Temos que ser a pessoa que aponta a direção e mostrar para a empresa que estamos conectados com o consumidor e, portanto, conectados com o futuro. Só que no momento em que está tudo mudando, ser essa pessoa é um desafio. Ser aquele que crava o que vai acontecer, hoje em dia, é muito difícil, porque estamos em um momento de mudança acelerada.

Mundo do Marketing - Quais são as características que descrevem um bom profissional de Marketing?  João Branco: Ao meu ver, existem três características principais: a primeira é a sensibilidade para entender as necessidades e os interesses dos clientes. Não basta ser bom de pesquisa, é preciso se colocar no sapato dessas pessoas e sentir o que eles estão sentindo. A segunda é a capacidade analítica para resolver problemas complexos, olhar para um mar de dados, informações, pesquisas e identificar quais deles são relevantes, quais botões devem ser pressionados para a resolução de um dado cenário.

E a terceira é a capacidade de engajar a galera, falar “gente, é pra lá que a gente vai” sabendo que eles irão mesmo. Muitos chamam isso de liderança, ou, em outras palavras, a capacidade de influenciar pessoas. Vale destacar que essas são três características que, pelo menos hoje, ou nos próximos cinco anos, a inteligência artificial não vai conseguir substituir.

Mundo do Marketing - Como as marcas podem mudar a percepção de valor dos produtos que vendem?  João Branco: O conceito de percepção de valor nada mais é do que uma equação composta pela percepção de benefício dividida pela percepção de custo. Sabendo disso, marcas e empresas podem brincar com as percepções das pessoas, seja na variável do benefício, seja na do custo. Por exemplo, ao falar em dividir valores em suaves prestações, ou que determinado produto é mais barato que um cafézinho, as marcas estão mudando a percepção das pessoas sobre o custo final. Essa mudança pode ser feita a partir da compreensão do que mexe com a percepção do cliente, e a partir desse ponto, é possível criar um jogo de palavras e comparações para falar a língua deles. Mundo do Marketing - Qual estratégia utilizar na escolha das tendências e das novidades a serem utilizadas?  João Branco: Observe o seu cliente. Não fique olhando apenas para os jornais e para os posts de tecnologia. Considere o que o seu cliente está dizendo. Os consumidores falam o tempo todo, mas nem sempre com palavras. Às vezes, eles falam dando uma estrelinha na avaliação, às vezes eles falam mandando um reclame aqui, ou devolvendo um prato cheio de comida para a cozinha. Às vezes eles falam desinstalando o seu aplicativo ou te deixando no vácuo no WhatsApp. Por isso, observar e entender o cliente é a principal tendência a ser seguida. 

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, João Branco explicou que clientes não são leads - e não devem ser encarados dessa forma - e trouxe insights a respeito da importância do foco comunicativo para as estratégias de Marketing.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Leia também: Foco em pessoas: o grande desafio para o profissional de Marketing moderno

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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