Muitos são os benefícios que levam profissionais de diversas áreas a trazer tecnologias de Inteligência Artificial para a rotina de trabalho. No Marketing, por exemplo, 91% dos executivos da área relatam o impacto positivo da IA em relação à produtividade das equipes.
Fazendo do varejo o foco da análise, a equação entre benesses e aplicações é bem parecida, mas produz aspirações e resultados diferentes. Nesse cenário, quase 60% dos varejistas planejam adotar alguma tecnologia de IA nos próximos anos, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Honeywell.
Os varejistas entrevistados para a pesquisa indicaram três de suas mais almejadas aspirações a partir do uso de IA. Para 59%, a tecnologia irá melhorar a experiência do cliente em canais físicos e digitais - um ponto crucial, pois 56% dos consumidores não estão satisfeitos com as experiências omnichannel oferecidas pelas marcas.
Para outros 49%, as ferramentas de Inteligência Artificial podem impulsionar a produtividade, enquanto 44% citaram a eficiência na relação de custo/retorno do investimento (ROI) como o principal alvo a ser melhorado pela IA. Com efeito, 35% dos varejistas já começaram a usar a tecnologia de forma mais incisiva, e 48% deles concordam que ferramentas de IA terão um impacto significativo no setor nos próximos três a cinco anos.
Os entrevistados da pesquisa preveem que as inovações de IA, aprendizagem de máquina e visão computacional contribuirão para quatro funções principais no varejo: automatizando e dar suporte às tarefas do dia a dia, como separação e agendamento; apoiando ao atendimento ao cliente, incluindo chat ao vivo, para canais digitais; criando campanhas de Marketing direcionadas ao cliente e melhorando o gerenciamento de estoque.
As barreiras enfrentadas pelo varejo
Os resultados do estudo sugerem que a maioria dos varejistas vê as tecnologias como ferramentas para aumentar e maximizar sua força de trabalho, em vez de substituir funcionários. Apenas 7% dos entrevistados disseram que o objetivo principal dessas soluções seria reduzir o trabalho humano.
Apesar do grande impacto potencial destas tecnologias, os dados da pesquisa indicam três barreiras principais à adoção generalizada. Neste recorte, 39% dos varejistas entrevistados citaram que as restrições orçamentárias são os principais impeditivos para uma adoção eficiente da tecnologia.
Outros 29% citaram a dificuldade em mostrar o valor do negócio através da IA, enquanto 21% declaram a falta de expertise interna para manter a tecnologia como a principal barreira enfrentada pelas empresas do setor.
A pesquisa AI in Retail da Honeywell entrevistou cerca de mil diretores de varejo nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África nas áreas de TI, operações e experiência do cliente.
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