MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

3 benefícios promissores possibilitados por Inteligência Artificial, segundo varejistas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de set. de 2023

CATEGORIA

Tecnologia

Muitos são os benefícios que levam profissionais de diversas áreas a trazer tecnologias de Inteligência Artificial para a rotina de trabalho. No Marketing, por exemplo, 91% dos executivos da área relatam o impacto positivo da IA em relação à produtividade das equipes.

Fazendo do varejo o foco da análise, a equação entre benesses e aplicações é bem parecida, mas produz aspirações e resultados diferentes. Nesse cenário, quase 60% dos varejistas planejam adotar alguma tecnologia de IA nos próximos anos, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Honeywell.

Os varejistas entrevistados para a pesquisa indicaram três de suas mais almejadas aspirações a partir do uso de IA. Para 59%, a tecnologia irá melhorar a experiência do cliente em canais físicos e digitais - um ponto crucial, pois 56% dos consumidores não estão satisfeitos com as experiências omnichannel oferecidas pelas marcas.

Para outros 49%, as ferramentas de Inteligência Artificial podem impulsionar a produtividade, enquanto 44% citaram a eficiência na relação de custo/retorno do investimento (ROI) como o principal alvo a ser melhorado pela IA. Com efeito, 35% dos varejistas já começaram a usar a tecnologia de forma mais incisiva, e 48% deles concordam que ferramentas de IA terão um impacto significativo no setor nos próximos três a cinco anos.

Os entrevistados da pesquisa preveem que as inovações de IA, aprendizagem de máquina e visão computacional contribuirão para quatro funções principais no varejo: automatizando e dar suporte às tarefas do dia a dia, como separação e agendamento; apoiando ao atendimento ao cliente, incluindo chat ao vivo, para canais digitais; criando campanhas de Marketing direcionadas ao cliente e melhorando o gerenciamento de estoque.

As barreiras enfrentadas pelo varejo 

Os resultados do estudo sugerem que a maioria dos varejistas vê as tecnologias como ferramentas para aumentar e maximizar sua força de trabalho, em vez de substituir funcionários. Apenas 7% dos entrevistados disseram que o objetivo principal dessas soluções seria reduzir o trabalho humano.

Apesar do grande impacto potencial destas tecnologias, os dados da pesquisa indicam três barreiras principais à adoção generalizada. Neste recorte, 39% dos varejistas entrevistados citaram que as restrições orçamentárias são os principais impeditivos para uma adoção eficiente da tecnologia.

Outros 29% citaram a dificuldade em mostrar o valor do negócio através da IA, enquanto 21% declaram a falta de expertise interna para manter a tecnologia como a principal barreira enfrentada pelas empresas do setor.

A pesquisa AI in Retail da Honeywell entrevistou cerca de mil diretores de varejo nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África nas áreas de TI, operações e experiência do cliente.

Leia também: O que a Inteligência Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs

Math - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Tecnologia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme