Diariamente, os profissionais de Marketing lidam com muitas ferramentas para diversos fins, seja implementar alguma campanha, medir resultados ou automatizar ações. Em 2023, quem despontou e transformou a rotina do profissional de Marketing foi o ChatGPT. O uso da ferramenta, lançada há menos de um ano, foi apontado por 59% dos respondentes de uma pesquisa realizada pela RD Station. Esse resultado parece representar a popularização da Inteligência Artificial nas operações de Marketing.
Entre os segmentos que mais usam o ChatGPT estão as agências de Marketing (69%), as consultorias e treinamentos (66%), o e-commerce (61%) e as empresas de software e cloud (61%).
O panorama de Marketing 2023 da RD Station mostrou também que as ferramentas de design são as mais utilizadas (71%) e as de enriquecimento de leads são as que menos fazem parte da rotina (21%).
Veja abaixo o ranking das ferramentas de Marketing mais usadas em 2023:
● Ferramentas de design (71%)
● Google Analytics (68%)
● Ferramentas de postagem e gestão de redes sociais (66%)
● Ferramentas de automação de Marketing ou envios de email Marketing (63%)
● Ferramenta para gerenciamento de projetos (62%)
● Gerenciamento de anúncios (60%)
● ChatGPT (59%)
● Ferramenta de Pesquisa - Google Forms, SurveyMOnkey, etc. (50%)
● Ferramentas de gestão de vendas ou CRM de vendas (49%)
● Ferramentas de SEO (38%)
● Ferramentas de processamento e análise de dados (24%)
● Ferramentas para enriquecimento de leads (21%)
Leia também: Varejo é o campeão no uso do WhatsApp como ferramenta de vendas
COMPARTILHAR ESSE POST