A rede social X saiu do ar no Brasil à meia-noite deste sábado, dia 31. A suspensão da plataforma no país foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, após Elon Musk mandar fechar o escritório do X no país e não designar um representante legal em território brasileito, como manda a lei.A decisão foi tomada na tarde de sexta-feira, dia 30, quando também notificou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para cortar o acesso da plataforma em todo o território brasileiro, em no máximo 24 horas. Além disso, ele havia solicitado que Apple e Google bloqueassem o download de programas de redes privadas, conhecidas como "VPN", mas recuou da decisão.Em meados de agosto, após acusar Alexandre de Moraes de tomar decisões arbitrárias para censurar a rede social, Musk anunciou o encerramento da operação do X no Brasil. Usuários da plataforma e especialistas jurídicos viram o movimento como um esforço de Musk em tirar o X do Brasil sem pagar as multas acumuladas por descumprimentos de decisões anteriores. O valor a ser pago ultrapassa R$ 20 milhões.Panorama de Marketing do XApós a aquisição de Elon Musk, o Twitter foi o ponto central de polêmicas envolvendo o nome de seu novo dono. Temendo potenciais prejuízos à própria reputação, anunciantes como Apple, Disney e Paramount abandonaram a plataforma, alegando falhas nas diretrizes de moderação da rede.Mesmo assim, o X manteve sua relevância para estratégias de publicidade. Em 2023, 67% dos negócios B2B mundiais utilizavam a plataforma como parte da estratégia de Marketing Digital, conforme aponta um estudo divulgado pelo CENP. Naquele ano, a plataforma ocupou a décima posição no ranking de redes mais utilizadas no Brasil.Em um cenário de interrupção total da plataforma, as consequências mais severas devem cair sobre os criadores de conteúdo. Dados divulgados pela W51 apontam que cerca de 15 milhões de brasileiros seguem algum influenciador na plataforma, e pouco mais de nove milhões já compraram ou contrataram um serviço por indicação da plataforma.Leia também: Instagram lança ferramenta de texto para imagens do feed
COMPARTILHAR ESSE POST