MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Vendedores brasileiros estão entre os mais sorridentes e bem-sucedidos do mundo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

13 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Vendedores brasileiros estão entre os mais sorridentes e bem-sucedidos do mundo
Vendedores brasileiros estão entre os mais sorridentes e bem-sucedidos do mundo
Vendedores brasileiros estão entre os mais sorridentes e bem-sucedidos do mundo

Sorriso, Cumprimento e Boas-Vindas e Vendas Adicionais: estes foram os três principais eixos de conexão entre vendedores e clientes nas lojas físicas identificados pela Mystery Shopping Professionals Association (MSPA) no estudo global Smiling Report.

Esses elementos são considerados fundamentais para iniciar uma venda e evitar que o cliente deixe o ponto de venda nos primeiros minutos. O Brasil está no Top 20 global em todos os quesitos, ocupando a 4ª posição no ranking global de Sorriso, a 17ª no quesito Cumprimento e Boas-Vindas e a vice-liderança em Vendas Adicionais.

O último critério, aliás, apresentou o crescimento mais significativo em comparação ao ano passado (+10,7%). Nos moldes de avaliação, Vendas Adicionais representam estratégias voltadas para a criação de valor ao perceber as necessidades dos clientes e oferecer serviços personalizados no ponto de vendas.

Vendas Adicionais

A MSPA destaca que o sucesso da nova estratégia de negócios e o foco na demanda do cliente resultam em lealdade e satisfação, um desafio global e sempre atual. Não praticar a venda adicional é perder venda dentro do canal de contato. 75% das operações brasileiras observam este eixo – índice muito superior à média global, 49%.

O aumento no critério sorriso foi um pouco mais tímido (+1,8%). Este diferencial é um dos responsáveis por tornar mais agradáveis as atmosferas dos PDVs, promovendo conexões que ultrapassam barreiras como idioma e cultura. Um rosto sorridente e amigável amplia a alegria do consumidor e o apelo pela marca, influenciando também as decisões de compra.

Na média geral, muitos países do Norte Europeu que não eram tão "simpáticos" passaram a sorrir mais. Em compensação, os americanos que sempre se destacaram, tiveram queda nesse critério. Enquanto a média global é de 80%, o Brasil se destaca com um índice de 91% que o coloca na 4ª posição.

O único regresso brasileiro foi para a conta de Cumprimento e Boas-Vindas, que registrou uma pequena queda. Apesar da redução, o Brasil se manteve na média geral, com um índice 82% e o 17° lugar. Quando utilizados de modo espontâneo e caloroso, os cumprimentos constroem relacionamentos positivos e cultivam a fidelidade do cliente.

Para Stella Kochen Susskind, presidente da MSPA Latin America, o bom desempenho do país nos critérios avaliados se deve a fatores culturais. O brasileiro é naturalmente acolhedor, o que torna as interações com os clientes mais espontâneas e menos formais, afirma. 

Leia também: Metodologia e etapas bem definidas: vendas vão além da negociação

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme