Construir uma estratégia de conteúdo vai muito além de publicar posts em redes sociais. De acordo com o Content Marketing Institute (CMI), marketing de conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido - e, em última análise, para conduzir uma ação lucrativa do cliente.
Conheça a seguir os cinco principais erros que pequenos e médios empreendedores cometem quando o assunto é marketing de conteúdo.
1. Não construir uma estratégia
Uma estratégia de marketing de conteúdo envolve conhecer bem que é seu público-alvo, mapear como concorrentes diretos e indiretos criam e compartilham conteúdo, fazer uma análise crítica sobre seus principais objetivos, metas e métricas e acompanhar tudo de perto. Ou seja, não se resume a um Excel com a programação dos posts da semana.
2. Não construir uma missão de conteúdo
Assim como existe a missão do negócio, existe a missão do conteúdo. São duas coisas distintas. A missão do conteúdo é composta por uma declaração de um parágrafo na qual são respondidas as seguintes questões: para quem é o seu conteúdo, que tipo de conteúdo você irá publicar e quais são os benefícios do conteúdo. Essa última pergunta é a mais importante (e a mais difícil). Perceba que os benefícios são referentes a quem consome o conteúdo e não quem produz o conteúdo. Em resumo: por que as pessoas devem consumir o conteúdo da sua marca e não do concorrente?
3. Publicar em todos os canais disponíveis ou publicar somente em um
A escolha dos canais é uma decisão estratégica, ou seja, precisa fazer sentido para a marca e público-alvo. Se seu público não está no TikTok, por que perder tempo (e dinheiro) construindo conteúdo nessa rede social? Da mesma maneira que não dá para escolher apenas um canal e apostar todas as fichas nele. Como já ocorreu algumas vezes, problemas acontecem e os canais podem cair. Como fica sua marca diante dessa situação?
4. Fazer panfletagem
Panfletagem é criar uma estratégia de conteúdo baseada puramente em divulgação de produtos e promoções com foco em venda. Isso não é marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo é sobre conteúdos ricos, valiosos, relevantes e consistentes. O ponto de partida é resolver uma dor, solucionar um problema do público-alvo e publicar conteúdos que gerem interesse e tragam benefícios para quem consome. Se o trabalho for bem-feito, a consequência é o aumento das vendas.
5. Não ter paciência
Qualquer estratégia de marketing de conteúdo demora para dar resultados porque o ponto é a construção de relacionamento e, consequentemente, de engajamento. De acordo com o CMI, uma estratégia de conteúdo leva entre 12 e 18 meses para começar a trazer resultado e isso depende também do investimento em tráfego pago. Ou seja, somente uma estratégia orgânica não vai trazer os resultados esperados. É importante separar uma parte do orçamento para investir em anúncios.
Dessa forma, fica claro que uma estratégia de marketing de conteúdo envolve um trabalho árduo que antecede o calendário de posts e continua após a publicação, já que os resultados precisam ser monitorados de perto. Ao acompanhar o desempenho dos conteúdos, é fundamental ajustar as estratégias continuamente para que as metas sejam cumpridas.
*Caline Migliato é professora do curso de graduação em Administração da ESPM e especialista em marketing de conteúdo.
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