A SpaceX está dando início às vendas do Starlink Mini, antena de conexão aos satélites da companhia. Do tamanho de um notebook, a novidade se destaca por sua portabilidade: compatível com estações de carregamento USB-C PD portáteis, o aparelho carrega em seu interior um roteador Wi-Fi capaz de entregar velocidades superiores a 100 Mbps.
A empresa pretende reduzir pela metade os atuais preços do Starlink – instalação de equipamentos e mensalidades –, especialmente em locais onde a oferta das redes tradicionais é inacessível ou completamente indisponível.
Em locais de alta conectividade, onde o Starlink Mini representa uma demanda adicional na rede de satélites, o preço praticado pela empresa será mais alto. O lançamento se conecta à mesma rede de satélites Starlink utilizada pelas antenas fixas.
A ideia é ampliar o escopo dos satélites, estendendo-os a diferentes ocasiões de uso. Isso, segundo a SpaceX, ajudaria famílias que dependem de um gerador solar improvisado para obter energia, um esquadrão de soldados tentando combater uma invasão ou mochileiros que optam por desbravar caminhos remotos.
No momento, a compra do Starlink Mini está limitada a um pequeno grupo de clientes convidados nos EUA. No entanto, a empresa pretende expandir a disponibilidade do equipamento para outros mercados no futuro.
No X, antigo Twitter, Elon Musk, CEO da SpaceX, publicou um post direto do espaço para dizer que havia acabado de montar o equipamento em menos de cinco minutos. Musk aproveitou a ocasião para dizer que a novidade mudará o mundo.
Leia também: Sem censura ou papas na língua: X anuncia Grok, seu novo chatbot de IA
COMPARTILHAR ESSE POST