Acompanhando o surgimento de novos e-commerces e negócios digitais, a área de SEO ganha destaque no Brasil. As estratégias orgânicas se tornam cada vez mais essenciais às empresas que buscam crescer no mercado digital, e por isso, os profissionais capacitados para trabalhar na área também estão em alta.
A procura por pessoal qualificado se reflete em uma boa remuneração. Em 2023, o salário médio para os profissionais da área é de R$6.258, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo portal Vagas de SEO.
No entanto, o setor ainda apresenta uma série de problemas que devem ser discutidos e solucionados, como a discrepância de gênero nos salários. Nesse cenário, mulheres ganham, em média, menos do que os homens na mesma posição.
Além disso, a pesquisa também apontou a falta de diversidade nos cargos de alta gestão. Apenas 26% dessas posições são ocupadas por mulheres, enquanto a porcentagem de pessoas não-brancas nesses cargos é de apenas 22%.
O leque de problemas do setor se expande e alcança também o tema étnico. Dados da pesquisa salarial evidenciam a disparidade na representação das minorias na área de SEO, que abriga uma parcela de apenas 30,4% de profissionais pretos ou pardos.
Comentando as deficiências identificadas pela pesquisa, a co-fundadora do Vagas de SEO, Mariana Pessoa, destaca que é essencial que as empresas compreendam e valorizem a importância da diversidade em suas equipes, fazendo esforços conscientes para resolver essas disparidades.
Venha para o Clube e faça parte da conversa!
Leia também: Quem são e o que fazem os profissionais de tech modernos?
COMPARTILHAR ESSE POST