O setor de decoração e artigos para a casa confirmou a sua versatilidade anual com um crescimento acumulado de 9,6% ao final de julho. O segmento continua registrando números positivos, mesmo enfrentando desafios como a inflação e variações nos volumes de produção e vendas no varejo, conforme apontam relatórios divulgados pela ABCasa em parceria com o IEMI.
Com a chegada de eventos sazonais como a Black Friday e o Natal, a tendência é que o setor continue a crescer no segundo semestre. Além do apelo comercial reservado a estas datas, gatilhos já observados no primeiro semestre, como o aumento da valorização dos ambientes domésticos e a alta na demanda por itens de decoração e utilidades, deverão impulsionar o aumento do consumo no resto do ano.
Na avaliação Anderson Passos, diretor-executivo da ABCasa, a resiliência do mercado de artigos para casa deve ser reconhecida e celebrada, mas é fundamental que as empresas busquem novas soluções e ampliem suas ofertas de produtos. O profissional ressalta que a inovação e a eficiência serão as chaves para garantir o crescimento sustentável nos próximos anos.
Outros números
O consumo aparente do setor (que engloba a produção interna mais as importações) alcançou R$ 4,94 bilhões apenas em junho. No acumulado de janeiro a junho de 2024, o volume de produção teve uma alta de 5,8%, impulsionado por um aumento de 2,97% nos preços médios praticados pelas indústrias.
O varejo de artigos para casa também sofreu com as oscilações ao longo do primeiro semestre, mas mantém um saldo positivo no acumulado do ano. O setor registra uma alta de 8,1%, reflexo da retomada do consumo pós-pandemia e de eventos comerciais, como a Black Friday e as festividades de final de ano (2023), que impulsionam as vendas.
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