MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Rumo à retomada definitiva: tendências para o mercado de turismo em 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

7 de dez. de 2022

CATEGORIA

Notícias

Não há como negar que 2022 foi um ano atípico e turbulento para os consumidores. Os viajantes, particularmente atingidos, tiveram de manejar a alta inflacionária no setor do turismo – que, em julho, acumulava alta de 41% em um ano e elevava os custos das viagens nas férias, de acordo com levantamento do Conselho de Turismo da FecomercioSP – e a vontade de embarcar e conhecer novos lugares pelo mundo, reprimida após o tempo de confinamento.

Felizmente, há boas notícias também. A primeira delas é que a indústria, no Brasil, deve alcançar o nível de faturamento pré-crise no início do próximo ano. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que a expectativa é que as micro e pequenas empresas da área atinjam o patamar de estabilidade no primeiro semestre de 2023 e que, a partir do segundo semestre, consolide o crescimento e supere o montante de períodos anteriores.

A projeção otimista para o próximo ano se repete em diversos países: nos Estados Unidos, por exemplo, espera-se que volume de viagens domésticas a negócios atinja os 96%; o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) já afirmou que o setor será uma importante alavanca para a economia em Portugal, ultrapassando os níveis pré-pandêmicos.

Até a recuperação completa, precisamos aprender a lidar com um público ansioso para voltar a sair de casa com mais frequência, mesmo que isso signifique gastar um pouco a mais com o lazer. O momento é uma grande oportunidade para perceber tendências e traçar estratégias de marketing capazes de capitalizá-las.

A disposição para gastar em viagens

No início de 2022, os desejos em relação às viagens nacionais e internacionais já eram nítidos – aproximadamente 43% das pessoas estavam poupando para viajar no curto prazo. Agora, a menos de dois meses para o Natal e o Réveillon, a busca por passagens aéreas entre os brasileiros registra um “boom”. De acordo com dados de três das principais agências de viagens do país, a procura por viagens aumentou 220% nas últimas semanas de outubro, em comparação com o mesmo período de 2021, e a despeito do aumento das tarifas.

A experiência que importa

Diante deste cenário, a experiência do cliente torna-se mais importante do que nunca. Se você quer ganhar fidelidade à sua marca, precisa oferecer jornadas que encantem o público, do começo ao fim. Um exemplo que posso usar, considerando este cenário, é uma a campanha recente que desenvolvemos, com o mote “Volta ao mundo: 5 continentes, 6 moedas, 1 cartão”, onde trouxemos o lúdico e o desejo em torno da experiência de fazer uma viagem longa, passando por diversos continentes, mostrando ao cliente que é possível fazer isso com apenas um cartão em mãos. Ou seja, conveniência e praticidade combinadas para quem está ávido por novas experiências depois de uma longa espera.

Grande parte dos viajantes estão em busca de serviços intimistas e seguros. Operadores de estabelecimentos estão numa posição ideal para explorar esses desejos: sai na frente quem promove atendimento que atenda às necessidades individuais, personalizadas, por mais simples que sejam. Outra tendência que veio para ficar é a dos serviços sem contato. Check-in realizados em dispositivos móveis ou pedir comida via QR code, por exemplo.

Viajantes espontâneos buscarão mais ofertas de última hora

Se é difícil fazer planos concretos, levemos às restrições associadas a viagens a um patamar de resiliência que encoraje o público a tomar decisões aos 45 minutos do segundo tempo. A facilidade para cancelar ou para efetivar uma viagem precisa ser levada em consideração – um estudo da Expedia nos Estados Unidos, aliás, apontou que um quarto dos entrevistados está aberto a abraçar o improviso e ser mais flexível.

Por fim, dados e tecnologia

Os profissionais de marketing devem se atentar ao investimento em tecnologia para atender às crescentes demandas dos consumidores. A busca por soluções inovadoras por si só é um sinal positivo de recuperação – também é um lembrete gritante de que os retardatários correm o risco de ficar para trás se não agirem desde já.

As conversas que ocorrem enquanto clientes fazem suas reservas ou simulações (de câmbio, hotéis, restaurantes e atrações) são uma mina de ouro de dados primários que permitem a otimização de esforços e a redução dos custos de aquisição. Ao mesmo tempo, fornecem experiências de alto nível para os consumidores.

Enxergo os próximos meses com otimismo. A expectativa para o verão é a melhor possível: com uma recuperação mais plena e o incentivo certo, os viajantes vão voltar a carimbar o passaporte num ritmo pujante, daqueles que aceleram toda a indústria.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme