MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Retail media cresce no Brasil: saiba como aproveitar a estratégia

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

8 de abr. de 2024

CATEGORIA

Mídia

De US$ 1 bilhão para mais de US$ 30 bilhões nos últimos cinco anos: este é o tamanho do salto dado pelo retail media no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Insider Intelligence. O avanço alça o país à segunda posição no ranking de mercados que registraram o maior crescimento nos investimentos em publicidade de mídia no varejo, e a previsão é que o setor cresça cerca de 43,5% em 2024.

A consolidação desta tendência está chamando a atenção de grandes redes varejistas nacionais como Casas Bahia e Pão de Açúcar, que promovem ajustes para entrar no mercado. Outros players, como Mercado Livre e Amazon, já ultrapassaram as etapas iniciais do setor e avançam para solidificar sua posição como destinos eficientes para a publicidade.

Por outro lado, muitos varejistas ainda estão nos estágios iniciais de compreensão e adoção da estratégia. Tiago Cardoso, Diretor Executivo da Criteo para a América Latina, analisa que embora muitos estejam interessados nessa área, boa parte ainda não têm os recursos necessários para executar a retail media em escala. Ele ressalta, ainda, que as peculiaridades do mercado brasileiro inviabilizam a “cópia” de estratégias usadas em mercados mais maduros, como os EUA.

Principais barreiras e como driblá-las

Falta de experiência na criação e implementação de soluções eficazes, ausência de dados de qualidade para apoiar estratégias de segmentação de público e limitações tecnológicas que dificultam a gestão e análise de campanhas aparecem como as principais barreiras enfrentadas pelos varejistas que desejam executar a retail media de forma eficaz.

Além disso, a falta de integração com outros sistemas de negócios, a dificuldade em alcançar um público significativo e a ausência de uma estratégia de conteúdo coesa também surgem como empecilhos capazes de comprometer os resultados das campanhas de retail media.

Para Cardoso, o caminho para driblar tais barreiras passa pela a educação em toda a indústria, uma medida que garante que os varejistas de todos os tamanhos possam adotar a retail media de maneira a obter resultados positivos. Ele destaca, também, a importância de aproveitar um parceiro tecnológico com ampla experiência e soluções personalizadas para acelerar e simplificar o lançamento de uma infraestrutura preparada para a estratégia.

Na avaliação do Diretor, para evitar que a retail media se torne apenas uma palavra da moda em vez de uma estratégia impactante de publicidade digital, é crucial que os varejistas entendam o que as marcas procuram de seus parceiros de retail media – uma necessidade que demanda o fornecimento de relatórios "closed-loop" (ciclo fechado) em tempo real para que as marcas possam avaliar as campanhas de forma abrangente.

Leia também: A Vanguarda do Varejo: Inteligência Artificial, Retail Media e a conexão D2C

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Mídia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme