40% da base global de usuários do Pinterest é formada por membros da Geração Z. Dados levantados pela plataforma no relatório “A Geração Z ganhou o mundo” apontam que os zoomers são mais profundamente engajados do que outras gerações.
O panorama mostra às marcas um novo lugar a ser frequentado. Isso porque os zoomers do Pinterest vão à plataforma com propósito e intenção de compra, e as buscas por novos produtos aumentam 30% ano após ano.
Outro dado divulgado pela plataforma aponta que 84% dos usuários semanais do Pinterest da Geração Z acabam descobrindo novos produtos que atendem ao seu gosto ou estilo enquanto fazem compras na rede social.
Pensando nisso, o Pinterest listou seis dicas úteis para o desenvolvimento de estratégias de Marketing voltadas para a plataforma:
Apareça na hora da pesquisa
Os zoomers estão envelhecendo e, consequentemente, assumindo novos desafios e responsabilidades. Em função disso, eles passam a pesquisar ideias que possam contribuir para as decisões e compras do dia a dia.
As pesquisas por interesses comerciais, como comida e bebida, cresceram +37% em relação ao ano anterior para a geração Z. Já as buscas por artigos de moda cresceram 35% em moda masculina e 30% em moda feminina.
Crie tração para transações
A Geração Z salva quase 2,5x mais Pins e cria 66% mais pastas no Pinterest do que outras gerações. Eles têm 7x mais probabilidade de comprar produtos que salvaram anteriormente no Pinterest.
Para as marcas, esse tipo de engajamento deve estar alinhado às táticas de campanha – seja diversificando CTAs para incentivar uma combinação mais ampla de ações ou engajando usuários que interagiram com seu conteúdo anteriormente.
Torne o produto comprável
As pessoas da geração Z que usam o Pinterest semanalmente têm 1,3x mais probabilidade de ter comprado pela internet na última semana do que as pessoas que não usam o Pinterest. O principal motivo pelo qual a geração Z usa o Pinterest é encontrar informações sobre produtos e marcas.
Saia na frente das tendências
Os zoomers estão em busca de novos looks e personas para experimentar, e isso inclui todas as estéticas imagináveis e inimagináveis. Termos como "estética old money" e "estética suburbana" são alguns exemplos em destaque nos últimos tempos.
Com o Pinterest, as marcas podem identificar esses novos gostos antecipadamente, usando o Pinterest Predicts e a ferramenta Pinterest Trends para encontrar tendências emergentes que seu público pode querer experimentar.
Conecte as pessoas à cultura
A Geração Z adora a cultura pop, e as marcas devem estar preparadas para ajudar o grupo a curtir grandes momentos culturais. Grandes turnês e lançamentos de filmes, por exemplo, podem servir como bússolas para a identificação das tendências que estão por vir
Não se esqueça das pessoas que compram para a Geração Z
Famílias, amigos e colegas de trabalho também precisam de ajuda para descobrir o que a geração Z quer. O Pinterest permite aos usuários a consulta à lista de pins salvos por pessoas incluídas na lista de amigos.
Cabe ressaltar que o comportamento de gerações mais experientes no ambiente digital é diferente, e as buscas provavelmente não serão utilizadas por eles com a mesma frequência de uso registrada pelos zoomers.
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