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7 estratégias para aproveitar a expansão do social commerce

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Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de jun. de 2024

CATEGORIA

Mídia

Até o ano que vem, o social commerce vai crescer 2,5 vezes mais do que o e-commerce, a uma taxa anual composta de 26%. Neste cenário de ascensão, a Accenture prevê que a modalidade atinja um valor de mercado próximo a casa de US$1,2 trilhão.

Este crescimento gera boas oportunidades às empresas, em especial, àquelas interessadas em explorar uma camada ainda latente das redes sociais. Isso porque o uso das plataformas como canais de vendas digitais interativos ainda não é maduro o suficiente.

Essa necessidade foi abordada pela WGSN no relatório “Estratégia de marca: comércio social”. Com base em pesquisas de terceiros, a empresa aponta que 43% dos consumidores globais utilizam as redes sociais para pesquisar produtos e serviços e 85% da Geração Z nos EUA afirma que as plataformas influenciam suas decisões de compra.

Neste panorama, o TikTok desempenha um papel de liderança no processo de transformação do social commerce. Dados utilizados no relatório indicam que a rede social é 503% mais utilizada para pesquisas de moda em comparação ao Google.

A sugestão, nesse caso, é explorar a essência da rede social de maneira estratégica. É importante garantir que os conteúdos relacionados aos produtos apresentados sejam autênticos. Para isso, apostar em influenciadores é uma boa ideia. Este cuidado contribui, também, para o equilíbrio entre informação e entretenimento nas campanhas de vendas.

A WGSN listou sete estratégias para fazer a diferença no social commerce:

Explore a descoberta: para estimular as vendas, utilize imagens capazes de estabelecer uma conexão emocional com o público.Faça com que o TikTok Shop trabalhe pela sua marca: disposto a ampliar a sua participação de mercado nos EUA em 10 vezes neste ano, o TikTok Shop pode ajudar a sua marca a alavancar as vendas. A plataforma conta com o recurso Star Creator, que introduz às empresas criadores alinhados ao gostos do público.Implemente estratégias de desconto: além da facilidade e da conveniência, o público usa as redes sociais para encontrar os melhores preços. Cabe ressaltar que 64% dos consumidores digitais descobrem marcas e produtos através das redes sociais, por isso, preços mais baixos podem ser um diferencial atrativo.Redefina o livestreaming e o video commerce: o formato ajuda a captar a atenção do consumidor por um período maior, já que os vídeos apresentam maior potencial de engajamento.Empodere os criadores: para gerar conversão, trabalhe com influencers capazes de persuadir o consumidor. É importante, também, que os criadores estejam completamente alinhados com a essência e o posicionamento da marca.Venda confiança: inclua os criadores na sua estratégia de divulgação dos produtos e estimule a confiança do público, à medida que a cultura das fraudes está em alta.Trabalhe com parceiros externos e ferramentas de IA: explore as novas plataformas que estão surgindo no mercado, muitas das quais oferecem recursos de livestreaming, entregas eficientes e conteúdo personalizado.Leia também: Social Commerce: vender na internet nunca precisou de tanto relacionamento

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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