MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Reputação é o novo capital: imagem de fundadores e marcas influencia investidores

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

5 de nov. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Reputação é o novo capital: imagem de fundadores e marcas influencia investidores
Reputação é o novo capital: imagem de fundadores e marcas influencia investidores
Reputação é o novo capital: imagem de fundadores e marcas influencia investidores

A reputação é um dos maiores ativos para startups e negócios de inovação em busca de investimentos no Brasil. A "2ª Pesquisa Nacional Sobre o Impacto das Relações Públicas no Mercado de Inovação - a visão do investidor", da Motim, mostra que, em um mercado mais competitivo e exigente, a imagem pública dos fundadores e a clareza no posicionamento da marca são fatores decisivos para atrair capital.

De acordo com o levantamento, que ouviu 50 investidores e decisores em venture capital, corporate venture capital e private equity, 91% dos entrevistados afirmaram que a reputação dos fundadores é mais do que um diferencial – ela é uma necessidade estratégica para a decisão de aporte. 

Esse dado aponta um novo paradigma: em um cenário de inovação e disrupção, os investidores estão cada vez mais atentos à imagem pública e ao histórico de quem está à frente das startups. E para 36% dos investidores, a história e o posicionamento dos fundadores são os principais atributos ao considerar onde alocar seus recursos.

Silas Colombo, fundador e COO da Motim, enfatizou que "não basta inovar, é preciso comunicar o diferencial de forma autêntica e consistente." Segundo ele, comunicar a proposta de valor vai além de simplesmente ter clareza no discurso. “É necessário transmitir esse posicionamento em todos os pontos de contato da marca, desde o site institucional e redes sociais até eventos e entrevistas na mídia”, explica. 

A pesquisa mostrou ainda que o uso estratégico de relações públicas e uma presença de marca integrada impactam diretamente a captação financeira: quatro em cada cinco investidores consideram que a reputação de uma marca já deve estar bem estruturada nas primeiras rodadas de investimento.

Outro dado interessante é que, para 55% dos investidores, a clareza no posicionamento de marca e na proposta de valor é o principal atributo buscado em uma empresa que quer captar recursos. E, ainda, 77% dos investidores valorizam a presença de fundadores e porta-vozes em eventos, palestras e debates como um forte indicador de credibilidade e capacidade de engajamento com o mercado.

Comunicação Consistente 

O estudo destaca que a era de investimentos com base em apresentações superficiais acabou. Para o executivo da Motim, a fase chamada de "inverno das startups", entre 2022 e 2023, consolidou essa mudança. "O cenário agora exige mais que ideias. Resultados concretos e uma narrativa convincente são essenciais para encantar investidores que têm, cada vez mais, padrões altos para alocação de capital", comentou Colombo.

Com a retomada da competitividade e a exigência por reputação, a Motim prevê que as startups que se destacarem em um mercado repleto de boas ideias serão aquelas que conseguirem construir, comunicar e manter uma reputação sólida. Como Colombo conclui, “quanto mais estratégicos e consistentes são os esforços de comunicação, melhores são os resultados e mais duradouros os efeitos”. 

Leia também: Branding: cinco dicas para construir uma marca de sucesso

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme