No seio das comunidades e periferias globais, donos de bares, bodegas e pequenos restaurantes locais costumam usar a criatividade para reinventar em suas fachadas os logos de marcas conhecidas e relevantes para o setor.
Em vez de rechaçar as expressões artísticas que enfeitam tais comunidades, a Coca-Cola decidiu abraçar algumas destas manifestações na campanha “Thanks for Coke-Creating”, ou “Obrigado por Co-Criar com a Coca”, em português.
A empresa ativou agências da VML no Brasil, México, Indonésia, Austrália e nos Estados Unidos para mapear as diferentes representações dos elementos que compõem sua identidade visual em comunidades espalhadas pelos cinco países.
Posteriormente, as releituras foram veiculadas de forma oficial com o apoio de jornais locais e também ganharam espaço nas mídias out of home – grandes diferenciais da campanha que, até o momento de publicação desta matéria, já conquistou oito prêmios em diferentes categorias do Cannes Lions 2024.
Segundo a Coca-Cola, o ato de mostrar ao mundo a criatividade dos lojistas e artistas locais inspira uma celebração global da diversidade e da individualidade. Outra frente contemplada pela campanha é a exaltação da conexão entre a marca e os consumidores que habitam comunidades afastadas dos grandes centros.
Para Islam El Dessouky, vice-presidente global de estratégia criativa e conteúdo da Coca-Cola, os recursos visuais abordados na campanha são muito significativos e impactantes pois capturam com perfeição a presença cultural da marca em comunidades completamente distintas e desconectadas entre si.
Já Rafael Pitanguy, vice-diretor global de criação na VML, exaltou a maneira como o logo da Coca-Cola está tão bem-integrado à diferentes culturas ao redor do planeta, gerando as incontáveis expressões criativas que fizeram a campanha ser tão especial.
Na opinião de Gustavo Giglio, Head de Marketing de Relacionamento na Omelete, a campanha “Thanks for Coke-Creating” é um exemplo de Marketing autêntico e inclusivo e tem muito a ensinar sobre a criação e gerência de comunidades.
Leia também: Coca-Cola é a marca mais lembrada em patrocínios de eventos no Brasil
COMPARTILHAR ESSE POST