Ponto de encontro para celebridades e influenciadores digitais desde 2017, a Farofa da Gkay, festa que marca a celebração do aniversário da influencer Géssica Kayane, chega a sua sexta edição com o status de porto seguro para marcas em busca de buzz digital - desde que paguem a bagatela mínima de R$ 150 mil para patrocinar o evento.
Em 2022, R$ 8 milhões foram investidos na festa, que entregou às marcas participantes tudo o que se esperava em termos de hype. Durante a semana que antecedeu o início do evento, o termo “Gkay Farofa 2022” aumentou em cerca de 100% nas pesquisas Google. Posteriormente, a celebração foi amplamente reverberada em plataformas como Twitter, Instagram e TikTok.
Além do buzz digital, patrocinadoras do evento - como Listerine, Avon e Latam - desenvolveram ativações específicas para a Farofa e contaram com a transmissão ao vivo da festa no Multishow e na Globoplay - que atraiu mais de dois milhões de telespectadores - para ampliar o alcance publicitário proporcionado pela relevância da celebração.
Em função disso, os preços para as marcas interessadas em fazer parte da festa em 2023 foram um tanto salgados. Em outubro, a jornalista Fábia Oliveira, do Portal Metrópole, divulgou a lista de cotas de patrocínio estipuladas pela organização da Farofa. De acordo com as informações, os valores para as marcas variam entre R$ 150 mil e R$ 2,5 milhões, sendo que os benefícios de participação aumentam proporcionalmente ao preço pago pelas marcas.
Especialmente importante, a cota Arquitetura e Urbanismo, destinada às empresas interessadas em patrocinar a decoração do quarto da Gkay, foi cedida a um grupo de marcas que inclui Pêgri Arquitetura, Galpão Design, Spot Iluminação e Bete Cunha Interiores. Segundo as informações divulgadas pelo Metrópole, o preço para esta cota foi estipulado em R$ 700 mil.
O hype da vida real
Febre entre os jovens, as transmissões In Real Life (IRL) têm sido destaque nas reuniões estratégicas de Marketing de grandes empresas que buscam influenciadores para ativarem suas marcas. A estratégia foi o grande destaque da noite na Farofa da GKay, evento mais esperado das “subcelebridades”.
A influenciadora deu início às comemorações de aniversário com o evento “Farofa da Gkay”, que reúne diversas celebridades em Fortaleza, no Ceará. O evento acaba nesta quarta e o destaque está nos conteúdos gerados no evento. Milhares de pessoas acompanharam a farofa da Gkay em tempo real. Mas como?
Um dos protagonistas da transmissão da festa é Jon Vlogs, influenciador digital com mais de oito milhões de seguidores e que chega a reunir cerca de 100 mil pessoas simultaneamente em lives simplesmente mostrando sua vida. A ideia do influenciador é mostrar à sua comunidade seu estilo de vida e, além disso, conectar-se com esse público de uma forma genuína.
A proposta do formato é mostrar o dia-a-dia ao vivo para os que o acompanham: seus seguidores fiéis conseguem viajar virtualmente para lugares badalados como França, Espanha, Manchester, Curaçau, República Dominicana, Miami, Los Angeles e, nesta semana, o conteúdo de Jon é sobre a Farofa da Gkay. Durante a live, Jon conversa brevemente com GKay, que diz: “pode filmar à vontade”.
E a anuência da dona da festa para registrar cada detalhe não é por acaso. A estratégia de mostrar uma vida de fácil acesso a lugares luxuosos tem dado certo: além de atrair ainda mais fãs para suas redes, Jon transformou a ferramenta em um produto e, por meio de sua agência, já tem atraído grandes marcas para impulsionar seus conteúdos. O negócio é mais lucrativo do que uma simples “publi”.
A Hypebud, agência de Jon, foi lançada no mercado há cerca de dois anos, com seu sócio Gabriel 'SeMNick' (Gabriel Moraes) e apresenta hoje, em seu casting, nomes famosos como Neymar, Gkay, Mel Maia, Nicole Bahls e Juliana Salimeni, entre os mais de 150 nomes. Desde sua fundação, a Hypebud faturou R$ 200 milhões e fechou parcerias com grandes players dos setores de telecomunicação, bebidas, varejo, streaming, alimentos, vestuário e games, como Amazon Prime Video, Renault, Epic Games, Vivo, Pepsico (Doritos), Trident, Magalu, Casas Bahia, Globoplay, Cacau Show e Hugo Boss.
Eventos e o poder do viral
Assim como na Farofa da Gkay, estar no BBB é uma estratégia de Marketing e publicidade que fortalece o poder dessas empresas ao unir subcelebridades com a divulgação de produtos e serviços.
João Finamor, professor de Marketing digital da ESPM, explica que os influenciadores possuem três macro papéis na ação de divulgação de marcas: legitimar a empresa, conectar seus seguidores a ela e dar conhecimento. “Eles apresentam a marca e o produto aos seus seguidores e, depois de uma boa ação construída, as vendas virão como consequência”, destaca.
Em realities shows, como o Big Brother Brasil, a ação das empresas em provas e festas também atrai clientes em massa, gerando lucratividade a elas. “A festa do McDonald 's no BBB, que lançou o Méqui Box é um exemplo disso, após a divulgação o produto se esgotou rapidamente no aplicativo”, diz o especialista da ESPM.
João Finamor também destaca que esses eventos e realities geram conteúdos nas redes sociais, como TikTok e X (Twitter) por meio do Marketing espontâneo. “A empresa acaba conseguindo visibilidade nesses momentos e vira pauta de muitos assuntos”, afirma.
Por outro lado, feedbacks negativos também podem ser gerados. Finamor aponta que é preciso avaliar e prevenir qualquer marketing desfavorável. “O grande cuidado que devem tomar é fazer uma estratégia de pré gestão de crise, criando cenários e hipóteses de possíveis problemas e como vai ser feita a rápida gestão”, conclui.
Leia também: Como manter a identidade e a essência de grandes eventos *Com informações de Non Stop Produções e Portal Metrópoles
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