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Refação afeta 48% dos profissionais de Marketing – como evitar?

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

25 de jun. de 2024

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Notícias

Refazer etapas de produção – ou todo o trabalho, em alguns casos – é um problema apontado por 48% dos profissionais de Marketing consultados em um levantamento conduzido pelo Censo Agências. A refação aparece como um desafio significativo para a rotina dos profissionais, reduzindo a agilidade da entrega e impactando diretamente nos resultados previstos para cada ação. Para Victor Dellortto, CEO da Deskfy, o primeiro passo para minimizar as refações é entender as suas causas. Para isso, líderes do setor precisam acompanhar de perto a gestão dos processos e organizar as rotinas de forma mais eficiente. Criar briefings alinhados e ajustar as equipes para que a comunicação flua sem ruídos também são sugestões cruciais. A refação, contudo, não é o único desafio a impor dificuldades à rotina dos profissionais de Marketing. Dellorto elencou quatro dos principais inimigos comuns ao setor e como combatê-los para ter resultados mais efetivos para diversos tipos de campanhas. Processos desalinhados e ferramentas genéricas Dellorto ressalta que as tarefas de definição de processos, como a seleção das etapas que precisam ser cumpridas e a delegação de responsabilidades para a equipe, podem ser um desafio e impactar diretamente a relação com o cliente. Na opinião do especialista, a raiz para esta dificuldade está no uso de ferramentas genéricas que roubam a eficiência dos processos e não resolvem os principais problemas do Marketing. As consequências envolvem o desgaste emocional, o estresse do dia a dia, a perda de talento e o desperdício de tempo e dinheiro.  Materiais fora do padrão da marca Além de transmitir segurança a respeito do serviço e produto oferecido, processos consistentes, pautados por um padrão sólido e identificável, contribuem para a criação de conexões que podem refletir na facilidade de identificação e consequente fidelização de um determinado público. Na avaliação de Dellorto, quem mais se beneficia desse recurso são os players do setor B2B e clientes internos como regionais, filiais, franquias e pontos de venda, pois conseguem criar e publicar seus próprios materiais com agilidade e garantia do padrão de marca através dos diferenciais e da autonomia oferecida pela customização padronizada.  Falta de tempo para focar no que importa Em meio ao alto volume de demandas e excesso de refação, a equipe de Marketing acaba destinando a maior parte dos esforços para as tarefas operacionais e muitas vezes repetitivas. O resultado disso, além do desgaste emocional, é a falta de tempo para dedicar atenção ao que realmente importa. Com o uso de uma ferramenta especializada, é possível eliminar esses gargalos e abrir espaço para planejar, focar na estratégia e priorizar a qualidade das entregas. Falta de indicadores de eficiência da operação Muitos times de Marketing não conseguem mensurar a eficiência dos processos. Um dos maiores diferenciais de uma plataforma especializada é ter a visibilidade do trabalho executado, acompanhando o tempo médio de entrega, principais solicitantes, percentual de refação e a satisfação.  Essa visão analítica facilita as melhorias no processo de atendimento de pedidos ao Marketing. Dellorto pontua que acompanhar cada etapa do projeto e mensurar as entregas é essencial para compreender também como está o engajamento e eficiência da operação do time.  Leia também: O que você precisa saber antes de contratar uma agência de Marketing de Performance

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

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