MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Rede Social X: como a marca, que eliminou Twitter, foi recebida?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

24 de jul. de 2023

CATEGORIA

Mídia

Depois da mudança do Twitter para X, inclusive eliminando o logotipo do pássaro de uma vez, os usuários da rede social iniciaram uma avalanche de comentários sobre a nova identidade visual que é um tanto simples para uma empresa de grande importância. O mero X, é tão genérico que parece quase idêntico ao caractere Unicode “Mathematical Double-Struck Capital X”, também conhecido como U+1D54F. Ao mesmo tempo, lembra um famoso X do mercado brasileiro: o da Caixa Econômica Federal.

Qualquer semelhança é mera coincidência. O Elon Musk deu uma piorada no logo da Caixa Econômica e lançou como o logo do X, esse X... Nem original é. Zoaram o Twitter até nisso.#TwitterX pic.twitter.com/dhogIhIcdB

— Hiran Barreto (@hiranbarreto) July 24, 2023

Outro usuário uniu o nome antigo ao novo, o que resultou em outra marca já conhecida: Twix. “Estou chamando de TwiX de agora em diante, e ninguém pode me impedir”, escreveu.

I'm calling it TwiX from now on, and no-one can stop me. #TwitterX pic.twitter.com/dsaIctroNj

— BitMissing (@bit_missing) July 24, 2023

entendi de onde veio esse x 🤮🤮 #TwitterX pic.twitter.com/PTUlhuYEMJ

— Thiago D. Fate 🤡 (@thiagofate) July 24, 2023

Esse #TwitterX só pode ser uma campanha de marketing para o port de Xenoblade Chronicles X para o Nintendo Switch. Ninguém seria esperto o suficiente de mudar a identificação de uma marca para algo sem qualquer relação, né gente? pic.twitter.com/onD7CvYBsR

— Daniel #UltraNPodcast Reenlsober 👾 (@danielreen) July 24, 2023

Cuidados com o X

Para além das brincadeiras, o X traz uma análise da marca. O novo "X" também traz uma grande preocupação acerca da conotação sexual que o símbolo geralmente é associado. Muitos usuários estão o relacionando ao Xvídeos, de conteúdo adulto. “No entanto, parece que a plataforma terá um cuidado especial com essas associações, visto que o perfil Xvideos já aparece como conta suspendida por violar regras do Twitter”, contou Eduardo Bremer, Especialista de Social Media da Adtail, ao Mundo do Marketing.

Bremer avalia ainda que o rebranding conversa com outras marcas de Musk, como SpaceX e X Corp., sucessora do Twitter, Inc. desde abril de 2023. “No fim, a escolha de Elon Musk pode servir também para "passar uma régua" em diversas polêmicas envolvendo a marca e ex-funcionários no passado, como mostrado pela investigação "Twitter Files" que tornou público a influência da plataforma na propagação de artigos, listas de usuários proibidos, limitação de tweets e alcance de contas”, apontou.

Eduardo enxerga a mudança como um passo para o futuro de todas as redes sociais. “A grande sacada do momento é dar um passo para o início de uma transição do Twitter para um superapp, que nada mais é do que um aplicativo que reúne diversas funcionalidades como: áudio, vídeo, mensagens, pagamentos e contratação de serviços e oportunidade.

Em agosto de 2022, antes de efetuar a compra final do Twitter, Elon Musk já flertava com a criação de uma rede social própria, respondendo a um comentário dentro do próprio Twitter”, concluiu.

James Kirkham, executivo-chefe da Iconic afirmou que a ambição de Musk de criar um superaplicativo onde passamos o tempo trocando mensagens, fazendo pagamentos e pedindo pizza é certamente uma meta válida.

“Todos nós queremos uma vida sem atrito de um toque. Mas, para fazer isso, você precisa de uma marca que pareça confiável e premium. Em vez disso, este logotipo parece criado no primeiro ano da minha graduação em design gráfico. O tom é pura história em quadrinhos, como uma versão do início dos anos 90 dos mutantes da Marvel antes que o universo tivesse seu brilho necessário. Será irônico se isso acabar sendo mais um impedimento para os usuários do que a toxicidade social percebida da plataforma.”

Neil Cooper, diretor de design da Wolff Olins London analisou que “como designers, todos nós compramos nomes de domínio com o sonho de um dia usá-los para iniciar um negócio. Elon Musk fez exatamente isso. Mas ao fazer isso, ele destruiu uma das marcas mais conhecidas do mundo”.

“Uma paleta de cores instantaneamente reconhecível, um logotipo mundialmente conhecido e verbos de marca como 'tweetar' abriram caminho para o zeitgeist da cultura popular. Todos foram destruídos durante a noite. Este pode ou não ser o pior rebrand dos últimos anos, mas certamente será um estudo de caso para estudantes de design por muitos anos”, afirmou.

Usuários lamentam mudança

Em toda mudança tem sempre quem fique do lado contrário, reticente às mudanças. Dessa vez, a maioria foi contra a decisão. O apego pela rede social, que já estava consolidada e gerou até mesmo um novo verbo, “twitar”, fez com que as pessoas questionassem a permanência na rede. Como em toda ação de Elon Musk dentro da plataforma, há uma série de debandadas para outras redes como Threads, Bluesky, Mastodon e Koo, por exemplo.

Twitter will change its name to The X

Elon Musk watching Xvideos on trends:

Everyone saying goodbye to Twitter Bird.#TwitterX #TwitterLogo #ElonMusk #RIPTwitter #Twitter #Xvideos #TheX pic.twitter.com/bOBBvVN0Fh— Ashutosh Srivastava 🇮🇳 (@sri_ashutosh08) July 24, 2023

"é só uma logo"

Eu vendo que o Elon Musk assassin0u um passarinho azul com esse X #TwitterX pic.twitter.com/iDIPmjdpte— Doug Nappa (@dougnappa) July 24, 2023

É O FIM DE UM LEGADO #TwitterX pic.twitter.com/GfqNd1dWQS

— DIESGU (@diesgu) July 24, 2023

Leia também: Twitter virou X: precisamos falar sobre reposicionamento

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Mídia

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme