Marcas como Netflix, Nike e Red Bull ocupam posição de destaque no imaginário dos adolescentes de 16 a 19 anos. É o que indica a pesquisa "Hábitos de Consumo e Desejos da Geração Z - 2024", conduzida pela Forma Turismo com jovens nascidos até 2010.
O levantamento aponta que o energético Red Bull lidera as escolhas, sendo consumido por 100% dos entrevistados, seguido pelo serviço de streaming Netflix, com 99,8%, e os tênis Nike, com 95,9% de preferência.
Além disso, redes sociais como Instagram (89,9%) e plataformas de música como Spotify (87,8%) também figuram como favoritas, ao lado de nomes tradicionais como McDonald's (84,6%), Coca-Cola (76,1%) e Apple (72,3%).
A categoria de maquiagem é liderada por Bruna Tavares (42,1%), seguida por Mari Maria Makeup (32%) e Boticário (29,5%). No setor financeiro, o Banco do Brasil ocupa a liderança, com 14,5%, enquanto o Banco Inter aparece logo atrás, com 14,4%.
Atualmente, a Geração Z soma 30 milhões de pessoas no Brasil e, segundo projeções, será o grupo majoritário em poder de compra até 2030, representando 49% da população economicamente ativa.
Essa geração valoriza marcas que estão atentas ao seu impacto na sociedade como um todo, reforçando valores ligados à sustentabilidade, inclusão e responsabilidade social através de ações específicas e campanhas de Marketing.
Além disso, os jovens consumidores tendem a priorizar empresas que mantêm uma comunicação aberta e transparente e, portanto, dão ainda mais preferência às marcas que estão presentes no dia a dia deles, seja no mundo digital ou no mundo real.
Para Gustavo Bueno, diretor de Marketing e Comunicação do Grupo Forma Turismo, este contexto é a prova clara de que as marcas precisam entender e abraçar as preferências deste público para criar ações mais assertivas.
O levantamento envolveu 4.728 adolescentes de 16 a 19 anos e foi realizado entre os dias 20 e 23 de fevereiro de 2024. Na ocasião, os entrevistados foram questionados sobre os produtos que mais consomem.
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