Público exige publicidades mais diversas, aponta Oldiversity Bruno Mello 21 de maio de 2024

Público exige publicidades mais diversas, aponta Oldiversity

         

Entrevistados denunciam realidade paralela abordada pelas marcas em campanhas pautadas pela diversidade e desconfiam da autenticidade da mensagem

Público exige publicidades mais diversas, aponta Oldiversity
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64% dos respondentes a um estudo conduzido pelo Oldiversity gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade. O mesmo levantamento aponta que a maioria (68%) acredita que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade.

A situação atual, no entanto, está longe do ideal no conceito dos entrevistados. 41% disseram que a propaganda brasileira é machista e outros 53% afirmam que as mulheres são usadas como objetos em peças publicitárias. 30% disseram, ainda, que a publicidade no país é racista. O índice sobe para 40% entre os pretos.

Tantos defeitos levam 51% dos entrevistados a constatar que as marcas estão apenas tentando mostrar uma realidade paralela em suas campanhas, mesmo considerando o aumento de iniciativas de diversidade na publicidade nacional e internacional. Em função disso, menos da metade dos entrevistados (46%) acreditam que as ações em prol da diversidade são, realmente, autênticas.

Para Edmar Bulla, CEO do Grupo Croma e idealizador do estudo, as marcas têm nas mãos uma grande oportunidade e a responsabilidade de mostrar a diversidade brasileira em suas propagandas, levando uma representação mais autêntica e positiva de diferentes grupos sociais.

Segundo o executivo, oportunidades e responsabilidades estão relacionadas ao que grande parte do público quer ver e consumir, e exigem uma mudança de postura além das estratégias publicitárias. É importante reconhecer as transformações positivas em curso e responder aos anseios por representatividade feitos por grupos tão importantes para o processo de humanização das empresas.

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