Comprar após receber a recomendação de um influencer é uma realidade cada vez mais comum no ambiente digital. 33% dos entrevistados pela MindMiners na pesquisa “Quem te influencia?” disseram adquirir, com frequência, produtos e serviços indicados por personalidades da internet.
Mas se engana quem pensa que o poder da influência é, por si só, o suficiente para manter viva a citada frequência: a satisfação com as indicações está desempenhando um papel fundamental para o sucesso das dicas. 69% dos entrevistados disseram estar muito satisfeitos com as compras recomendadas pelos influencers.
Nota-se, neste panorama, uma via de mão dupla, benéfica para ambas as partes: de um lado, está o consumidor, em busca de bons produtos e serviços. Do outro, estão os influenciadores, genuinamente preocupados em recomendar marcas de alta qualidade a fim de manter intacta ou melhorar a credibilidade digital.
As regras das recomendações, no entanto, são mais visíveis e palpáveis em setores específicos. O mercado de beleza e cuidados pessoais lidera o volume de recomendações de influencers acatadas pelos consumidores (57%). No outro extremo da lista, as indicações dos creators no setor de viagens/turismo (17%) parecem surtir menos efeito.
Destacam-se, entre os dois extremos, nichos como vestuário e acessórios (44%), saúde e bem-estar (33%), alimentos e bebidas (31%), equipamentos eletrônicos (29%), livros (27%), serviços por assinatura (27%), casa e decoração (24%), artigos esportivos (24%), eletrodomésticos (22%) e cursos (21%).
A MindMiners ressalta que, embora os números sejam promissores, nem sempre a compra será feita de forma imediata, o que exige que as marcas estejam preparadas para acompanhar e atender aos consumidores em jornadas de compra mais alongadas, que se estendem a canais alheios ao controle das organizações.
Perguntados sobre o que fazem após serem impactados pela recomendação de um influencer, 67% dos respondentes disseram que vão “pesquisar melhor sobre o produto ou serviço da marca antes de fechar a compra”. Outros 42% guardam o nome da loja para comprar mais tarde, quando for possível financeiramente.
Do outro lado da moeda, 32% dos entrevistados compram diretamente dos links fornecidos pelos influencers, comumente acompanhados por descontos e condições especiais. Apenas 16% dos respondentes afirmaram comprar no mesmo instante em que veem o post publi, um comportamento mais comum entre os consumidores da Classe A.
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