MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Procure um médico ou um maquiador!

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

15 de ago. de 2007

CATEGORIA

Notícias

Autor: Jonatas Abbott


Perda dos principais talentos, distanciamento da própria identidade, troca constante de colaboradores e demissões equivocadas,  comunicação confusa, dificuldade em reconhecer erros, muitos chefes para poucos índios, chefes que deveriam estar na escola e falta de regras claras são os principais sintomas de uma empresa em crise, doente. Não é fácil. Mesmo bem colocada no mercado ou com bons produtos sua empresa pode ter problemas deste tipo.

O cliente perde a referência, os funcionários que saem viram culpados de tudo e notícias novas a cada dia são a tentativa derradeira de enganar ao mercado e a si própria. Um caos.

Tenho aversão a auto-ajuda e por isso mesmo não conheço fórmula pronta para resolver uma enrascada destas. Mas a solução sempre começa quando o doente reconhece a doença e procura ajuda. O maior problema de várias empresas é que o doente segue maquiando a palidez e acaba por acreditar na imagem refletida no espelho. Até a próxima noite escura quando os fantasmas teimam em sair do armário, pedindo uma solução, um novo norte, uma nova bússola.

Ao reconhecer a própria doença (e com ajuda) uma empresa pode fazer o diagnóstico, quase sempre localizado e quase sempre no topo, na liderança, no comando. Sim, ao contrário do que todos os culpados da hora poderiam crer a responsabilidade estava mais em cima.

Bem, se cada caso requer uma solução e desconheço fórmulas prontas, por outro lado conheço quatro antídotos para que sua empresa não adoeça. O primeiro é o velho e bom conteúdo, travestido na forma de muito trabalho em torno do produto e do cliente. O segundo é a humildade em ouvir a equipe, em olhar o espelho sempre antes da maquiagem, em admitir falhas e saber voltar atrás. O terceiro e verdadeiramente infalível é o foco no resultado. O mais importante numa empresa é o foco no resultado. Quando do presidente ao boy todos pensam no resultado e não na carreira, ou nela como consequência do resultado tudo corre bem. Uma equipe unida e com pouco ou nenhum alpinismo corporativo é uma equipe com um único objetivo, o resultado. O problema é que pessoas são pessoas tanto na política quanto nas empresas. E, infelizmente, cada vez mais o sucesso virou fim que justifica qualquer meio. E esta é a pior doença. Por fim o número quatro é valorização do ser humano, o verdadeiro conteúdo de que as empresas são feitas. Colaboradores de todos os níveis devem ser respeitados e, mais do que isso, destacados. Clientes, fornecedores e parceiros são pessoas a quem devemos atenção, respeito e valor.

Assessoria de imprensa não é maquiador. Aja agora, evite que sua empresa adoeça. A auto-ajuda é a sua equipe, pergunte a eles. Ou assuma a palidez como cor de vez e procure o salão de beleza mais próximo.

P.S.: Aprendi em 20 anos de carreira que os talentos se vão muito mais por falta de desafio e/ou ambiente que pelo salário. Pensem nisso, pensem nisso.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme