MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Preço e qualidade têm maior importância do que Sustentabilidade na decisão de compra

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de ago. de 2025

CATEGORIA

Notícias

A sustentabilidade vem se consolidando como um eixo estratégico no Marketing contemporâneo, mas a fatia de consumidores que priorizam marcas sustentáveis na hora da compra não ultrapassa os 13,2%, conforme dados divulgados pela PiniOn.

O resultado parece ainda menos relevante à luz dos principais fatores de decisão elencados pelos consumidores: preço, apontado por 40,9% dos entrevistados, e qualidade (35,9%). Na sequência aparecem a indicação de amigos ou conhecidos (5,3%) e as avaliações do Reclame Aqui (4,6%).

Esse comportamento se reflete diretamente nos itens consumidos com mais frequência. Em categorias como roupas (61,2%), cosméticos (37,4%) e calçados (25,5%), marcas sustentáveis figuraram como as menos lembradas pelos entrevistados em todas as análises realizadas.

Para Talita Castro, CEO do PiniOn, os números evidenciam que a sustentabilidade já faz parte da pauta do consumidor, mas ainda enfrenta barreiras no momento da compra. O brasileiro está mais atento, mas ainda encontra dificuldades ao tentar equilibrar isso com o preço e a praticidade do dia a dia.


Ampliando possibilidades

Embora a sustentabilidade ainda não apareça como prioridade diante de preço e qualidade, ela se torna um diferencial quando os critérios são iguais. Questionados sobre qual fator seria decisivo entre dois produtos de mesmo valor e desempenho, 36,3% dos consumidores optaram pela sustentabilidade.

Por outro lado, o interesse não se traduz em busca ativa. 11,1% dos entrevistados afirmam pesquisar o ativismo sustentável de uma marca, enquanto aspectos como qualidade (69,1%), comentários online (37,1%) e durabilidade (29,5%) são mais determinantes. 

Um dado curioso é que, mesmo sendo a faixa etária menos inclinada a considerar sustentabilidade no momento da compra, os consumidores de 35 a 44 anos lideram na pesquisa sobre o tema ao analisar uma marca (14%).


O levantamento também revela diferenças entre perfis de consumo. A classe A é a menos engajada com o tema, com apenas 8% priorizando marcas sustentáveis, enquanto as classes B, D e E se mostram mais alinhadas a esse critério. 

Regionalmente, o Sul lidera em preferência (19%), e o Norte apresenta o menor índice (9%). Entre as faixas etárias, o grupo de 18 a 24 anos é o mais preocupado, enquanto consumidores de 35 a 44 anos se mostram menos atentos à sustentabilidade no ato da compra.

Para Castro, o resultado abre espaço para uma reflexão sobre como marcas e consumidores podem caminhar juntos na construção de escolhas mais conscientes, sem ignorar as limitações reais que ainda pesam na hora da decisão. O brasileiro está disposto a consumir melhor, mas, na prática, precisa escolher o que cabe no bolso.

Leia também: Marketing e Sustentabilidade: a conexão que determina o futuro dos negócios

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme