Já sabemos que o Marketing de Influência é uma estratégia altamente recomendável para empresas que buscam fortalecer a presença digital e abrir o caminho para alcançar novos públicos. Não por acaso, 69% dos brasileiros já realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador nas redes sociais. Mas já parou para pensar nos motivos pelos quais as pessoas tendem a seguir as sugestões destas personalidades?
Para 65% dos entrevistados durante a montagem do relatório Influenciadores Digitais, do Opinion Box, o primeiro estágio do convencimento é o impacto causado por influencers que abordam assuntos de seu interesse. Mais que isso, é importante que os creators falem sobre o tema de forma autêntica e com propriedade, demonstrando real conhecimento sobre a pauta em questão.
Outros atributos, como a simpatia e o carisma do influencer (46%) e a atratividade do estilo de vida demonstrado pela personalidade (28%) surgem como alavancas de interesse. Na avaliação do Opinion Box, os números são indicativos de que as pessoas não apenas querem dicas sobre produtos de interesse, mas também buscam conexões reais com os influenciadores.
Além da identificação com os influenciadores, os motivos pelos quais os consumidores acatam as sugestões são bastante variados. Para 48% dos entrevistados, o mais relevante deles é ver um creator testando e aprovando um produto de interesse. 34% citaram a curiosidade despertada após a apresentação de um item ou serviço até então desconhecido, recomendado por um influencer.
Destacam-se, também, motivos como a oferta de cupons de desconto exclusivos (33%), a lembrança “acidental” de produtos de desejo após a abordagem de um influencer (33%), o desejo de testar um produto novo (24%) ou a simples confiança no bom gosto de um creator.
De modo geral, a maioria das pessoas que compra após indicação de influencers está satisfeita. Perguntados sobre a probabilidade de comprar novamente a partir das recomendações obtidas nas redes sociais, 75% dos entrevistados classificaram a hipótese como “provável”.
Por outro lado, para 56% dos entrevistados, a sensação de que os conteúdos produzidos por um creator estão perdendo a qualidade é um fator que contribui para a descredibilização dos produtos recomendados. Outro ponto de atenção é a dosagem das publis, postagens pagas pelas marcas: 36% dos respondentes tendem a desconsiderar as sugestões quando os posts patrocinados são feitos em excesso.
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