MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Por que as pessoas compram produtos indicados por influenciadores?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

20 de set. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Por que as pessoas compram produtos indicados por influenciadores?
Por que as pessoas compram produtos indicados por influenciadores?
Por que as pessoas compram produtos indicados por influenciadores?

Já sabemos que o Marketing de Influência é uma estratégia altamente recomendável para empresas que buscam fortalecer a presença digital e abrir o caminho para alcançar novos públicos. Não por acaso, 69% dos brasileiros já realizaram algum tipo de compra após a recomendação de um influenciador nas redes sociais. Mas já parou para pensar nos motivos pelos quais as pessoas tendem a seguir as sugestões destas personalidades?

Para 65% dos entrevistados durante a montagem do relatório Influenciadores Digitais, do Opinion Box, o primeiro estágio do convencimento é o impacto causado por influencers que abordam assuntos de seu interesse. Mais que isso, é importante que os creators falem sobre o tema de forma autêntica e com propriedade, demonstrando real conhecimento sobre a pauta em questão.

Outros atributos, como a simpatia e o carisma do influencer (46%) e a atratividade do estilo de vida demonstrado pela personalidade (28%) surgem como alavancas de interesse. Na avaliação do Opinion Box, os números são indicativos de que as pessoas não apenas querem dicas sobre produtos de interesse, mas também buscam conexões reais com os influenciadores.

Além da identificação com os influenciadores, os motivos pelos quais os consumidores acatam as sugestões são bastante variados. Para 48% dos entrevistados, o mais relevante deles é ver um creator testando e aprovando um produto de interesse. 34% citaram a curiosidade despertada após a apresentação de um item ou serviço até então desconhecido, recomendado por um influencer.

Destacam-se, também, motivos como a oferta de cupons de desconto exclusivos (33%), a lembrança “acidental” de produtos de desejo após a abordagem de um influencer (33%), o desejo de testar um produto novo (24%) ou a simples confiança no bom gosto de um creator.

De modo geral, a maioria das pessoas que compra após indicação de influencers está satisfeita. Perguntados sobre a probabilidade de comprar novamente a partir das recomendações obtidas nas redes sociais, 75% dos entrevistados classificaram a hipótese como “provável”.

Por outro lado, para 56% dos entrevistados, a sensação de que os conteúdos produzidos por um creator estão perdendo a qualidade é um fator que contribui para a descredibilização dos produtos recomendados. Outro ponto de atenção é a dosagem das publis, postagens pagas pelas marcas: 36% dos respondentes tendem a desconsiderar as sugestões quando os posts patrocinados são feitos em excesso.

Leia também: Marketing de influência e alguns movimentos

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme