MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Por dentro das tendências de dados para Mobile Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

23 de fev. de 2024

CATEGORIA

Performance

Em um cenário em constantes mudanças e diversos desafios, os profissionais de marketing de aplicativos mobile têm enfrentado uma montanha-russa de eventos nos últimos anos, desde a pandemia global até as mudanças nas políticas de privacidade e a ascensão da inteligência artificial. Diante deste panorama, é importante que façamos parte desse crescimento em 2024 - que será desafiador e crucial.

Devemos analisar os dados do ano passado para entender as tendências que moldarão nosso caminho daqui pra frente. Em 2023, por exemplo, testemunhamos uma queda de 6% nos gastos com anúncios de instalação, atingindo a marca de US$ 82 bilhões globalmente. A recessão econômica impactou significativamente os orçamentos de aquisição de usuários, sendo o Android mais afetado, com uma redução de 10%, enquanto o iOS apresentou um aumento modesto de 2%.

Com uma perspectiva macroeconômica potencialmente mais positiva, há a possibilidade de uma recuperação nos gastos com anúncios de instalação. A privacidade e as inovações tecnológicas continuarão sendo desafios, mas também oportunidades para aprimorar as estratégias.

Por outro lado, após uma queda significativa em 2022, as instalações não-orgânicas no iOS experimentaram um impressionante aumento de 9% em 2023. Redução de custos, adaptabilidade e expertise no enfrentamento das mudanças, como a ATT e SKAdNetwork, contribuíram para essa reviravolta. Já, para 2024, sabemos que a recessão econômica pode ainda impactar a escala, mas a melhoria na eficiência e as melhorias na SKAN 4.0 podem impulsionar um crescimento contínuo no iOS nesse novo período.

Com a economia se reerguendo, espera-se que a robusta monetização persista. A tendência de modelos híbridos pode, então, se intensificar, oferecendo ainda mais oportunidades de crescimento para profissionais de marketing.

Outro ponto observado em 2023 foi que a recessão econômica se refletiu em uma queda de 9% nas conversões de remarketing no Android. A implementação do Privacy Sandbox do Google e a nova API Protected Audiences podem representar uma mudança disruptiva e, ao mesmo tempo, com grande potencial para sucesso. Inclusive, a adaptação a novas estratégias e as soluções esperadas, como a SKAN 5, podem revitalizar a confiança no remarketing.

Total de instalações segue em crescimento

Após um aumento de 10% em 2022, as instalações tiveram um crescimento mais modesto de 2% em 2023. Quedas notáveis foram observadas em mercados como Índia, Indonésia e Brasil.

Com a transição para o Privacy Sandbox do Google, podemos esperar uma mudança nas instalações no Android. A ascensão da CTV como canal de desempenho mensurável promete um crescimento contínuo.

Como se vê aqui, conforme já avançamos este ano, enfrentamos incertezas, mas também incontáveis oportunidades. A melhoria nos indicadores econômicos, a evolução das políticas de privacidade e o avanço das tecnologias oferecem um terreno fértil para inovações e estratégias inteligentes.

A nossa jornada no setor de dados para mobile marketing de 2024 está apenas começando, e, como líderes, estamos preparados para moldar o futuro do marketing digital, mantendo a esperança, mesmo diante das incertezas, e prontos para enfrentar os desafios, explorando sempre as oportunidades que surgirão nesse caminho.

*Renata Altemari é diretora executiva da AppsFlyer, líder global em mensuração e análise de dados para aplicativos, no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Performance

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme