Por dentro das tendências de dados para Mobile Marketing Bruno Mello 23 de fevereiro de 2024

Por dentro das tendências de dados para Mobile Marketing

         

Renata Altemari explica o que o mercado pode esperar nas estratégias mobile e o que deve impactar consumo em 2024

Por dentro das tendências de dados para Mobile Marketing
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Em um cenário em constantes mudanças e diversos desafios, os profissionais de marketing de aplicativos mobile têm enfrentado uma montanha-russa de eventos nos últimos anos, desde a pandemia global até as mudanças nas políticas de privacidade e a ascensão da inteligência artificial. Diante deste panorama, é importante que façamos parte desse crescimento em 2024 – que será desafiador e crucial.

Devemos analisar os dados do ano passado para entender as tendências que moldarão nosso caminho daqui pra frente. Em 2023, por exemplo, testemunhamos uma queda de 6% nos gastos com anúncios de instalação, atingindo a marca de US$ 82 bilhões globalmente. A recessão econômica impactou significativamente os orçamentos de aquisição de usuários, sendo o Android mais afetado, com uma redução de 10%, enquanto o iOS apresentou um aumento modesto de 2%.

Com uma perspectiva macroeconômica potencialmente mais positiva, há a possibilidade de uma recuperação nos gastos com anúncios de instalação. A privacidade e as inovações tecnológicas continuarão sendo desafios, mas também oportunidades para aprimorar as estratégias.

Por outro lado, após uma queda significativa em 2022, as instalações não-orgânicas no iOS experimentaram um impressionante aumento de 9% em 2023. Redução de custos, adaptabilidade e expertise no enfrentamento das mudanças, como a ATT e SKAdNetwork, contribuíram para essa reviravolta. Já, para 2024, sabemos que a recessão econômica pode ainda impactar a escala, mas a melhoria na eficiência e as melhorias na SKAN 4.0 podem impulsionar um crescimento contínuo no iOS nesse novo período.

Com a economia se reerguendo, espera-se que a robusta monetização persista. A tendência de modelos híbridos pode, então, se intensificar, oferecendo ainda mais oportunidades de crescimento para profissionais de marketing.

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Outro ponto observado em 2023 foi que a recessão econômica se refletiu em uma queda de 9% nas conversões de remarketing no Android. A implementação do Privacy Sandbox do Google e a nova API Protected Audiences podem representar uma mudança disruptiva e, ao mesmo tempo, com grande potencial para sucesso. Inclusive, a adaptação a novas estratégias e as soluções esperadas, como a SKAN 5, podem revitalizar a confiança no remarketing.

Total de instalações segue em crescimento
Após um aumento de 10% em 2022, as instalações tiveram um crescimento mais modesto de 2% em 2023. Quedas notáveis foram observadas em mercados como Índia, Indonésia e Brasil.

Com a transição para o Privacy Sandbox do Google, podemos esperar uma mudança nas instalações no Android. A ascensão da CTV como canal de desempenho mensurável promete um crescimento contínuo.

Como se vê aqui, conforme já avançamos este ano, enfrentamos incertezas, mas também incontáveis oportunidades. A melhoria nos indicadores econômicos, a evolução das políticas de privacidade e o avanço das tecnologias oferecem um terreno fértil para inovações e estratégias inteligentes.
A nossa jornada no setor de dados para mobile marketing de 2024 está apenas começando, e, como líderes, estamos preparados para moldar o futuro do marketing digital, mantendo a esperança, mesmo diante das incertezas, e prontos para enfrentar os desafios, explorando sempre as oportunidades que surgirão nesse caminho.

*Renata Altemari é diretora executiva da AppsFlyer, líder global em mensuração e análise de dados para aplicativos, no Brasil


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